Serviços

Equatorial divulga plano de operação para as festas de final de ano

Mais de 900 colaboradores estarão de plantão

Por 7Segundos, com assessoria 23/12/2019 09h09
Equatorial divulga plano de operação para as festas de final de ano
Mais de 900 colaboradores estarão de plantão - Foto: Assessoria

Para garantir o fornecimento de energia elétrica durante as festividades de fim de ano, a Equatorial Energia Alagoas estará em regime de plantão.

Serão 237 equipes e 961 profissionais para assegurar eficiência no atendimento em todo estado. No Natal, o plantão especial iniciará às 8h do dia 24 e vai até às 8h do dia 26.  Já no Ano Novo, o plantão será das 8h do dia 31 às 8h do dia 02 de janeiro de 2020.

Equipes de manutenção pesada (equipadas com guincho, postes e transformadores); equipes de linha viva, aptas para trabalhar com a rede energizada e caminhões de poda estarão distribuídas em pontos estratégicos para que em caso de uma eventualidade, efetuar o restabelecimento do fornecimento de energia o mais rápido possível. Elas ainda terão à disposição tecnologia de comunicação de última geração que irá agilizar o contato com o Centro de Operações Integradas (COI). Além disso, serão mobilizadas equipes de apoio que poderão ser acionadas em uma possível contingência.

As ações de manutenção preventivas que ocorrem durante todo o ano, estão sendo intensificadas com a finalidade de aumentar a confiabilidade das redes elétricas e visando garantir a continuidade no fornecimento de energia durante as festas de final de ano. As atividades consistem em: inspeção prévia da rede; termovisão rastreando possíveis defeitos em chaves e conexões; lavagem da rede para minimizar os efeitos da maresia; substituição de isoladores; substituição de redes nuas por redes isoladas na baixa e na média tensão; substituição de ramais de clientes e podas de árvores. Essas ações ainda colaboram para minimizar o risco de acidente.

De acordo com o diretor de Operações Técnicas e Comerciais, Sérgio Valinho, o plano está bem estruturado e reforça o compromisso da empresa em prestar um serviço de excelência a todos os alagoanos. “Fizemos um estudo minucioso das nossas redes para preparar todos os pontos de manobra e programamos os serviços necessários afim de assegurar o fornecimento de energia com qualidade e confiabilidade a toda população. Nossas equipes estarão em locais estratégicos para atender as eventuais demandas, especialmente na capital e nos litorais norte e sul, que são áreas tradicionais de celebração do ano novo. Ainda teremos equipes de operadores nas subestações para realizar manobras locais no caso de falha de comunicação com os equipamentos automatizados”.

Falta de energia

Para um melhor atendimento de seus clientes, a Equatorial orienta que todas as ocorrências devem ser formalizadas em um dos canais de atendimento da empresa. O registro de falta de energia pode ser feito na Central de Atendimento através do telefone 0800 082 0196 ou via WhatsApp. Para ter acesso a esse novo canal de atendimento, é necessário salvar o telefone (82) 2126-9200 na agenda do celular. Para comunicar uma ocorrência, basta enviar uma mensagem de texto para a assistente virtual, Clara. Os clientes de média e alta tensão possuem um canal de atendimento exclusivo. O registro de serviços emergenciais como falta de energia deve ser feito por meio do telefone 0800 082 8500.

Ligação Provisória 

Os clientes e organizadores de eventos devem se atentar aos prazos para solicitar a ligação provisória da energia à Equatorial. Para os clientes de baixa tensão o pedido deve ser feito com no mínimo cinco dias úteis de antecedência. Para isso, basta se dirigir a um dos postos de atendimento presencial da Equatorial e levar identidade, CPF e ofício descrevendo: a quantidade de equipamentos que serão utilizados, o período de utilização de cada equipamento e o endereço do evento com um ponto de referência do local e apresentar a autorização da prefeitura. Para os promotores de grandes festas e para órgãos públicos, os pedidos devem ser feitos através do e-mail [email protected]. Além da documentação, é necessário e apresentar a autorização da prefeitura e licença do Corpo de Bombeiros.

A Equatorial ressalta que as ligações clandestinas de energia, especialmente em eventos, jamais devem ser feitas, pois além de colocar em risco a vida das pessoas, ainda compromete a qualidade do fornecimento do serviço.