Maceió

Falta de energia deixa bairros da parte alta de Maceió sem água

Interrupção do fornecimento elétrico começou ao meio-dia do domingo (22)

Por Redação, com assessoria 23/12/2019 06h06
Falta de energia deixa bairros da parte alta de Maceió sem água
Equatorial foi acionada para reparar a rede elétrica - Foto: Assessoria

Vários bairros da parte alta de Maceió estão desabastecidos por conta de falta de energia elétrica em duas estações elevatórias de água da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal): uma delas fica no Sistema Aviação, entre Maceió e Satuba, e outra fica em Rio Novo, na capital.

A falta de energia começou ao meio-dia deste domingo (22) e, mesmo após o registro da ocorrência no Call Center da Equatorial, empresa concessionária de energia do estado, até às 20h40 de hoje a situação não havia sido normalizada.

Com a paralisação das estações elevatórias, que são responsáveis pelo bombeamento da água, estão com o abastecimento prejudicado os seguintes bairros: Tabuleiro Velho, Feirinha do Tabuleiro, Colina dos Eucaliptos, Eustáquio Gomes, Santos Dumont, Medeiros Neto, Conjunto Santa Maria, Loteamentos São Caetano e Esplanada e Rio Novo.

A Casal aguarda o retorno do fornecimento elétrico para que suas bombas voltem a operar e informa aos moradores dessa região que, mesmo após o restabelecimento da energia, é preciso pressurizar a rede de água para que todos os bairros sejam abastecidos, o que pode levar até 48 horas.

Equatorial

A Equatorial Energia Alagoas esclarece que no início da tarde deste domingo (22) foi registrada uma interrupção em trecho da rede que fornece energia para a captação da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), que abastece as estações elevatórias do Sistema Aviação, entre Maceió e Satuba, e de Rio Novo, na capital.

Assim que a distribuidora recebeu o chamado, uma equipe foi prontamente enviada para fazer o atendimento. Entretanto, como a captação fica dentro de uma Área de Proteção Ambiental (Apa), região de mata densa, o deslocamento da equipe foi feito a pé. Após algumas horas de inspeção, foi encontrada uma árvore que caiu sobre a rede, quebrando cabos e danificando a estrutura.

O serviço foi concluído às 19h. Quando a equipe tentou normalizar o circuito, não obteve êxito, pois o sistema acusou um novo defeito, não sendo possível apontar o local exato sem adentrar novamente na mata fechada, o que seria um risco para os eletricistas devido a probabilidade de animais peçonhentos e a baixa visibilidade.

Por questões de segurança, as equipes foram enviadas apenas no início da manhã desta segunda-feira (23) e restabeleceram o fornecimento às 7h45.