Cultura

Como e quando revelar às crianças a verdade sobre o Papai Noel

Psicologa explica sobre o mito criado nesta época do ano

Por 7Segundos 24/12/2019 15h03
Como e quando revelar às crianças a verdade sobre o Papai Noel
Crianças descobrem sozinhas sobre o mito do Papai Noel - Foto: Deise Fachin/PMSM

O Papai Noel é a figura carismática desta época que acaba concorrendo com o menino Jesus, em meio as propagandas do comércio. Na infância as crianças aprendem que ele existe e sai do Polo Norte distribuindo brinquedos na noite de Natal. Mas quando crescem, qual a hora de contar que ele não existe?

Conversamos com a psicóloga Cássia Raqueline de Medeiros, que explicou não haver uma fórmula específica. “O que importa é a maturidade da criança. Então, na maioria das vezes, não é necessário chegar a um anúncio, pois a própria criança vai tirando suas conclusões a partir de interrogações, de trocas de conversas com os amigos, e deixa de acreditar por conta própria”.

Ela lembra que o acesso cada vez mais cedo as tecnologias de informação fazem com que essa descoberta seja antecipada. “Resta aos pais a função de confirmar”.

Cássia completa: “O Papai Noel não é mentira é magia, e desfazer essa magia muito cedo e pressionando, pode gerar frustração e angústia na criança. É normal que as crianças naturalmente tenham um ‘estalo’ de que aquele personagem era o pai, o tio ou alguma outra pessoa vestindo uma fantasia”.