Alagoas

Anvisa: uso irregular de formol em salões de beleza é apontado em pesquisa

Veja os riscos da substância.

Por 7Segundos com assessoria 24/12/2019 15h03
Anvisa: uso irregular de formol em salões de beleza é apontado em pesquisa
Uso de formol em salões de beleza - Foto: Reprodução

Uma pesquisa realizada pela Anvisa (Agencia Nacional de Vigilancia Sanitária ), revelou que o uso não permitido de formol em alisantes capilares é uma prática recorrente em salões de beleza no Brasil.

O risco eminente do uso do conteúdo em produtos de beleza, foi a causa da morte de Lidiane Ferreira dos Santos, de 31 anos, que morreu após a realização de uma escova progressiva em um salão de beleza no interior de São Paulo.

Fiscais de Vigilâncias Sanitárias que participaram da pesquisa, relataram ter constado em mais de 30% dos casos o uso irregular de formol em alisantes. Para evitar casos, como o de Lidiane é preciso que a população esteja atenta aos riscos do uso irregular dessa substância em salões de beleza.

Segundo a Anvisa, em contato com a pele, o formol pode causar irritação, queimadura, descamação e até queda de cabelo. Se for inalado, também pode provocar ardência nas vias respiratórias, coriza, falta de ar, tosse e dor de cabeça. Além disso, instituições internacionais já reconhecem o efeito cancerígeno do produto.

Diante desses riscos à saúde, a legislação brasileira estabelece um limite máximo de 0,2% de formol na composição dos cosméticos, inclusive aqueles usados como alisantes. O produto também é permitido para endurecedores de unhas, na concentração de 5%.