Educação

Ufal será representada em projeto nacional sobre aves marinhas do Brasil

Estudos serão feitos até 2022 e contará com a participação do professor Márcio Efe, do ICBS

Por Assessoria 26/12/2019 09h09
Ufal será representada em projeto nacional sobre aves marinhas do Brasil
Grazina-de-bico-vermelho, Phaethon Aethereus - Foto: Divulgação

O projeto Tropical Atlantic BrAzil Seabird eCOlogy (Tabasco) - Ecologia de aves marinhas do Atlântico tropical, acaba de ser aprovado no edital Jeunes Équipes Associées à l’IRD (Jeai) Program do Institut de recherche pour le développement (IRD) da França. O professor da Ufal, Márcio Efe, do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) fará parte da equipe coordenada professor da UFRGS, Guilherme Tavares Nunes. Também compõem a equipe pesquisadores das universidades federais do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Rio Grande (Furg), além da instituição francesa IRD. 

De acordo com Efe, a proposta do projeto está focada no reforço da pesquisa em ecologia das aves marinhas tropicais no Brasil e vai até 2022, organizado em torno de três temáticas principais: Biogreografia e conectividade populacional; nichos ecológicos comportamentais e tróficos; e conservação de aves marinhas tropicais e planejamento espacial marinho. 

Detalhadamente, o projeto vai apoiar atividades de trabalho de campo em cinco ecossistemas insulares tropicais, tais como Arquipélagos de São Pedro e São Paulo, Fernando de Noronha, Abrolhos e Macaé, visando estudar seis espécies de aves marinhas. 

“Espécies e populações podem usar o meio ambiente de maneira diferente - horizontalmente, verticalmente ou temporalmente - durante seu ciclo de vida, por isso o projeto pretende utilizar instrumentos coletores de dados remotos sobre posição geográfica, profundidade e dinâmica do movimento para compreender como elas dividem seus recursos alimentares”, destacou Márcio Efe.