Meio ambiente

Calçada Verde: projeto da Algás arboriza 13 bairros de Maceió em 2019

Visando promover mais sombra e ar fresco para a cidade

Por Agencia Alagoas 27/12/2019 17h05
Calçada Verde: projeto da Algás arboriza 13 bairros de Maceió em 2019
Calçada Verde - Foto: Reprodução

Desenvolvido pela Algás, distribuidora de gás canalizado do estado, em parceria com o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL), o projeto “Algás Calçada Verde” planta até duas árvores na calçada de cada cliente, bastando fazer a solicitação pelo número 117. O objetivo da ação é promover mais sombra e ar fresco para a cidade, além de impulsionar a conscientização ambiental.

No ano de 2019, a iniciativa chegou a 13 bairros da capital alagoana e conquistou o coração de muitos clientes do gás natural desde a parte baixa até a parte alta da cidade. Para a Algás, a arborização urbana garante benefícios significativos, que podem contribuir para a melhoria dos índices de qualidade de vida da população. A presença de árvores no ambiente garante maior produção de oxigênio, tornando mais puro o ar que respiramos, entre outras vantagens como a diminuição de poluição sonora e amenização de questões climáticas.

Além disso, o Algás Calçada Verde conta com o apoio do IMA/AL, que garante o plantio das árvores sem danificar o calçamento dos clientes, pois as mudas plantadas são de espécies nativas da Mata Atlântica e de raízes pivotantes, que crescem para baixo no solo e não lateralmente.

O diretor presidente da Algás, Arnóbio Cavalcanti, destaca a importância iniciativas como essa, que impulsionam o desenvolvimento urbano e a conscientização sobre questões ambientais no estado.

“As ações do Algás Calçada Verde visam contribuir com o desenvolvimento ambiental e social do estado de Alagoas. Através desse projeto, também temos a chance de cultivar valores de preservação do meio ambiente, que compõem as diretrizes da Companhia”, pontua Cavalcanti.