Saúde

Sesau contraria Conselho de Saúde sobre situação do projeto elétrico do HGE

Conselheiros afirmaram que HGE trabalha no limite e problemas no projeto elétrico afetam saúde dos pacientes

Por 7Segundos com assessorias 28/12/2019 11h11
Sesau contraria Conselho de Saúde sobre situação do projeto elétrico do HGE
Inspeção constatou que dezenas de aparelhos de ar condicionado estão quebrados, até mesmo dentro de UTI - Foto: divulgação

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) encaminhou nota comentando sobre a visita dos membros do Conselho Estadual de Saúde (CES) ao Hospital Geral do Estado, que denunciou vários problemas no projeto elétrico do hospital  que pode afetar a saúde dos pacientes. 

De acordo com a Sesau (veja a nota na íntegra ao final da matéria), algumas das denúncias feitas pela CES “não procedem” e uma queda de energia inesperada prejudicou alguns dos aparelhos de ar condicionado, mas que a equipe de manutenção foi acionada para fazer manutenção nos 800 equipamentos do hospital e outros dez foram comprados para substituir os que não possuem mais condições de conserto.

Conselheiros Estaduais de Saúde fizeram uma inspeção no HGE na sexta-feira (27) no HGE. Conforme informações divulgadas após o trabalho, o sistema elétrico do hospital está no limite, “causando situação extrema” nos últimos dias. Os membros do Cessibilidades informaram que dos sete geradores que atendem o hospital apenas quatro estavam funcionando e que a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e a Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) chegaram a passar três dias sem refrigeração na última semana, devido uma pane no sistema, provocando desconforto e até mesmo a piora do quadro clínico de algumas das crianças.

“Temos relato de crianças que chegaram a ter febre e mal estar por conta do calor”, denuncia o presidente do CES, Maurício Sarmento. Ele denunciou ainda que dezenas de aparelhos de ar condicionado estão quebrados, entre eles dois que deveriam refrigerar a sala de espera da UTI pediátrica.

Segundo os funcionários ouvidos pelos conselheiros, esses equipamentos, quando não viram sucata, estão  aguardando peças de reposição há meses. Outra constatação considerada muito grave é o fato de que os elevadores estão sem funcionar há mais de 3 anos e até agora nenhuma solução foi apresentada. Os pacientes e equipamentos são transportados pelas rampas. 

Os conselheiros que participaram da inspeção irão elaborar um relatório, que irá incluir proposta de soluções para os problemas encontrados que será analisado pelo pleno do CES, para que sejam discutidas junto a Sesau. “mesmo sendo um hospital  tão antigo, com várias reformas e adequações e até improvisações tem de ter um projeto elétrico que atenda com segurança às necessidades de todos os setores”, declarou o presidente Maurício Sarmento.

 

Nota de esclarecimento

 

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) esclarece que o Hospital Geral do Estado (HGE) conta com projeto elétrico e cinco geradores ativos. Informa que os aparelhos de ar condicionado das Unidades de Terapia Intensiva (Geral e Pediátrica) e de Cuidados Intermediários (UCI) estão funcionando normalmente. Ressalta que não procede a informação de que as mencionadas áreas estiveram, por três dias, sem refrigeração.  

Sobre a suspensão do fornecimento de energia no HGE, a Sesau relata que, no último domingo (22), a Gerência da unidade foi comunicada, previamente, pela distribuidora de energia elétrica, que haveria a interrupção para realização de um serviço externo. Durante esse período, os geradores alimentaram os setores fechados e técnicos do Setor de Engenharia da unidade estiveram de prontidão para atender qualquer necessidade. A energia foi restabelecida sem intercorrências. 

Entretanto, no dia seguinte, uma queda inesperada de tensão prejudicou alguns aparelhos de ar condicionado. Salienta que o HGE conta com mais de 800 deles em funcionamento permanente, espalhados por diversos setores. Após essa ocorrência, a equipe de manutenção foi acionada e passou a analisar cada aparelho, no objetivo de restabelecer seu funcionamento. 

Sensível à situação, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) adquiriu dez novos aparelhos de ar condicionado, quatro já foram instalados, onde não foi possível realizar o conserto; já os demais, serão instalados, conforme exista a necessidade de substituição. Também já foram instalados outros dez anteriormente. Quanto aos elevadores, a Sesau informa que está realizando processo licitatório para a aquisição de novos equipamentos, que substituirão os existentes. Quando concluso o certame, o HGE contará com elevadores mais modernos e tecnológicos, que atenderão com eficiência a demanda diária.