Mundo

Morre mergulhador que ajudou a resgatar meninos em caverna na Tailândia

Oficial da Marinha contraiu infecção sanguínea durante a operação

Por Folhapress 28/12/2019 17h05
Morre mergulhador que ajudou a resgatar meninos em caverna na Tailândia
Imagem da Marinha tailandesa mostra militares durante resgate de um time de futebol de meninos que ficou preso na caverna de Tham Luang em junho do ano passado - Foto: Marinha Real Tailandesa-23.jul.18/AFP

Um mergulhador da força de elite da Marinha da Tailândia que participou do resgate dramático de 12 meninos e seu técnico de futebol em uma caverna no ano passado morreu devido a uma infecção sanguínea que contraiu durante a operação, informou a Real Marinha Tailandesa na sexta-feira (27).

O suboficial Beiret Bureerak vinha recebendo tratamento, mas sua condição piorou, disse a Marinha em um comunicado.

Outro agente de resgate, o ex-mergulhador da Marinha e sargento Saman Kuman, morreu durante a própria operação.

No dia 23 de junho de 2018, o técnico do time Javalis Selvagens, Ekapol Chanthawong, e 12 meninos foram explorar as cavernas de Tham Luang, na província de Chiang Rai, no norte, quando um temporal da estação de chuvas inundou o sistema de cavernas e os prendeu no subsolo.

Foram encontrados nove dias depois, e sobreviveram durante esse tempo graças à água que pingava das rochas. Voluntários do exterior se uniram ao esforço de resgate, concluído em 10 de julho, quando os meninos e o treinador foram todos retirados ilesos.

O mundo inteiro acompanhou a operação, da qual participaram 10 mil pessoas, incluindo 2.000 soldados, 200 mergulhadores e representantes de cem agências governamentais.

Foram usados casulos plásticos, macas flutuantes e uma corda guia que içou os garotos e o técnico para que suas macas passassem sobre trechos de elevação rochosa. Os garotos ficaram isolados numa encosta rochosa a mais de 1.500 metros abaixo da superfície.

Para retirá-los foi preciso atravessar longos trechos totalmente debaixo d'água de baixíssima temperatura, mantendo-os os submersos por cerca da 40 minutos cada vez. Os garotos chegaram a ser sedados para evitar ataques de pânico.