Alagoas

Censo: Alagoas registra queda no número de matriculas da Rede Pública de ensino

Os dados são do Censo das Escolas de 2019

Por 7Segundos com assessoria 30/12/2019 15h03
Censo: Alagoas registra queda no número de matriculas da Rede Pública de ensino
Censo Escolar-2019 - Foto: Reprodução

Dados divulgados pelo Censo Escolar de 2019, registraram queda no número de matrículas em escolas públicas no Brasil, acompanhada do pior desempenho entre todas as etapas do ensino básico.

Em Alagoas, o número de matriculas realizadas durante o ensino médio foi muito inferior ao registrado em 2018. No ano passado haviam 1.313 alunos matriculados no ensino médio na modalidade de ensino integral e em 2019 apenas 179 matrículas foram registradas. A queda nas matrículas também foi verificada no ensino fundamental (etapa que vai do 1º ao 9º ano) e na educação de jovens e adultos (EJA).

Além disso, os números divulgados pelo Censo, indicam que o número de crianças de 0 a 3 anos matriculadas em creches apresentou aumento no estado. Em 2018 foram vagas preenchidas em creches 416, contra 318  no ano anterior.

O Censo Escolar é realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC). O total de matrículas é importante para a distribuição de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e para a execução de programas na área da educação.