Alagoas

Em 2019: Alagoas não fez parte das visitas ao Nordeste realizadas por Bolsonaro

O presidente está passando o ultimo dia do ano em Salvador

Por 7Segundos 31/12/2019 14h02
Em 2019: Alagoas não fez parte das visitas ao Nordeste realizadas por Bolsonaro
Bolsonaro no Nordeste - Foto: Reprodução

Desde que assumiu a presidência, em janeiro de 2019, o presidente Jair Bolsonaro, têm realizado viagens pelo País. A primeira rota de Bolsonaro foi a um estado do Nordeste, mas Alagoas ainda não esteve na agenda de visitas presidenciais . 

O primeiro estado do Brasil, visitado pelo presidente, 4 meses após sua posse, foi o estado vizinho à Alagoas, Pernambuco. O presidente cumpriu a agenda atendendo as cidades de Recife e Petrolina, alguns meses depois, Bolsonaro foi à Bahia e chegou a afirmar que o Nordeste era Brasil e sua Terra. 

No entanto, o Nordeste foi a única região na qual Bolsonaro não venceu no segundo turno da eleição presidencial de 2018. Na oportunidade, o candidato Fernando Haddad (PT) registrou 69,7% dos votos válidos da região, contra 30,3% de Bolsonaro.

Em Alagoas, o presidente venceu em apenas 8 dos 102 municípios e  Fernando Haddad, do PT, venceu em 94 municípios alagoanos. No primeiro turno, a votação em Bolsonaro tinha sido um pouco mais expressiva, quando ele venceu em 14 municípios alagoanos. No segundo turno, Bolsonaro teve 40,08% (610.093 votos válidos) no estado, contra  59,92% (912.034 votos válidos) de Fernando Haddad.

O Nordeste também é a região que, em abril, registrava a maior reprovação ao governo de Bolsonaro. Segundo pesquisa Datafolha divulgada em 7 de abril pelo jornal "Folha de S.Paulo", 39% dos entrevistados avaliaram o governo do presidente com ruim ou péssimo.

As maiores taxas de aprovação (percentuais de ótimo/bom) de Bolsonaro foram nas regiões Sul (39%) e Centro-Oeste/Norte (38%).