Política

Deputada Tereza Nelma repudia atitude transfóbica de Shopping

Ela postou uma nota de repúdio nas redes sociais

Por 7segundos 04/01/2020 18h06
Deputada Tereza Nelma repudia atitude transfóbica de Shopping
Deputada federal Tereza Nelma - Foto: Assessoria

A deputada federal Tereza Nelma repudiou, por meio de suas redes sociais, a atitude transfóbica do Shopping Pátio Maceió. "A minha luta por respeito e igualdade transcende gênero, cor, ou classe social. Por isso, não poderia calar diante do fato ocorrido nesta sexta-feira (3)", citou a deputada. 

O caso

A transexual Lana Hellen foi retirada a força de shopping de Maceió após protestar por não poder entrar no banheiro feminino. No vídeo, ela reclama de que o segurança não a deixou usar o banheiro feminino, e ela argumenta, sobre qual banheiro deve usar. Ela também acusa os seguranças de homofobia. Nas imagens, a transexual anda pelos corredores do shopping protestando sobre o ocorrido, depois ela sobe em uma mesa da praça de alimentação e retirada a força pelos seguranças. Alguns populares aplaudem a atitude dos seguranças.

Leia nota na íntegra:

NOTA DE REPÚDIO

A minha luta por respeito e igualdade transcende gênero, cor, ou classe social. Por isso, não poderia calar diante do fato ocorrido nesta sexta-feira (3), no Shopping Pátio Maceió, onde uma mulher transsexual sofreu violência e transfobia praticado pelos seguranças do estabelecimento. Ela, em seu direito garantido por lei, foi impedida de utilizar o banheiro feminino. É repudiante que atos como este, de desrespeito e preconceito, ainda prevaleçam em nossa sociedade.
Por lei, os direitos da comunidade LGBTQI+, incluindo da população transsexual e travesti, são resguardados e é preciso que as autoridades tomem as providências cabíveis.
Quem conhece minha trajetória política sabe da luta em defesa do público LGBTQI+ inclusive como uma das parlamentares brasileiras que mais fez leis voltada para a garantia de direitos dessas pessoas. A exemplo da lei municipal que garante o direito dos travestis e transexuais ao uso e tratamento pelo nome social, em Maceió.
Aqui, fica minha indignação por este acontecimento, ao mesmo tempo que abro as portas do meu gabinete para prestar qualquer auxílio necessário a esta mulher.