Política

Órgãos repudiam atos políticos de autopromoção com relação a desocupação de áreas de risco em Maceió

Segundo a nota, órgãos lamentam que um acordo visando a proteção de milhares de famílias seja usado como plataforma eleitoral

Por 7 Segundos 04/01/2020 11h11
Órgãos repudiam atos políticos de autopromoção com relação a desocupação de áreas de risco em Maceió
Rachaduras em novas áreas de isolamento no Pinheiro - Foto: Reprodução

Nesta sexta-feira (3) os Ministérios Públicos Estadual e Federal e as Defensorias Públicas do Estado de Alagoas e da União entendendo que a situação dos bairros Pinheiro, Mutange, Bebedouro e Bom Parto, todos em Maceió (AL), celebraram um acordo para realocação das vítimas nas áreas com maior risco para a população, com a Braskem S.A  que visa, primordialmente, resguardar a vida dos moradores dos locais mais críticos – para além da área de resguardo - e a sua compensação financeira em face da desocupação dos imóveis.

Após a publicação, algumas figuras políticas fizeram publicações sobre o acordo, e, neste sábado (4), os órgãos envolvidos publicaram uma noto de repúdio sobre “atos políticos que buscam autopromoção envolvendo o Termo de Acordo para Apoio na Desocupação das Áreas de Risco, que deve beneficiar cerca de 17 mil moradores dos bairros Mutante, Bebedouro, Bom Parto e Mutange”.

Segundo a nota, órgãos lamentam que “um acordo tratado com tanto cuidado e visando a proteção de milhares de famílias seja usado como plataforma eleitoral”.

Veja a nota na íntegra:

Os Ministérios Públicos do Estado de Alagoas e Federal (MPEAL e MPF), a Defensoria Pública do Estado (DPE/AL) e a Defensoria Pública da União (DPU) repudiam atos políticos que buscam autopromoção envolvendo o Termo de Acordo para Apoio na Desocupação das Áreas de Risco, que deve beneficiar cerca de 17 mil moradores dos bairros Mutante, Bebedouro, Bom Parto e Mutange.

É importante destacar que tal acordo só foi possível após pacto firmado entre as referidas instituições e a mineradora Braskem, mediante exaustivas reuniões ocorridas durante os últimos meses, e finalmente protocolado na manhã desta sexta-feira, 3.

As instituições lamentam que um acordo tratado com tanto cuidado e visando a proteção de milhares de famílias seja usado como plataforma eleitoral.

Ministério Público Estadual de Alagoas

Defensoria Pública Estadual de Alagoas

Ministério Público Federal

Defensoria Pública da União