Economia

Concursos estaduais são a última esperança para concurseiros

Os Concursos Federais foram contidos em função do novo modelo econômico do Brasil

Por 7Segundos 06/01/2020 15h03
Concursos estaduais são a última esperança para concurseiros
Concurso Público deve ser lançado até o fim de 2019 - Foto: Ilustração

O funcionalismo público no estado de Alagoas e no Brasil como um todo, está passando por uma fase de mudanças devido ao novo modelo econômico liderado pelo atual ministro da economia Paulo Guedes.  Desde que assumiu a presidência em 2019, Bolsonaro, vem anunciando algumas mudanças no setor baseado em  cortes de gastos públicos.

Tal teoria, retira de boa parte da população a possibilidade de estabilização financeira e altos salários, já que a medida provisória assinada por Jair Bolsonaro  endurece as regras para a abertura de novos concursos públicos federais para os próximos três anos.  Dessa forma, a figura do servidor e, consequentemente, dos concursos públicos, tende a mudar radicalmente, tudo em nome da contenção de gastos públicos e do atual desequilíbrio fiscal da União.

Apesar do embate economico, Alagoas segue com os concursos estaduais, em agosto de 2019, o Governador de Alagoas, Renan Calheiros, anunciou o lançamento do edital para Polícia Militar e Polícia Civil do estado, com 500 vagas destinadas à Polícia Militar e 300 à Polícia Civil. Outras áreas como Saúde e Educação também serão contempladas com editais.