Capital

Prefeitura entrega contorno de quadra na Bomba do Gonzaga

A obra faz parte das ações do Programa Nova Maceió

Por Laize Ferreira e Maykson Douglas com Ascom SMTT 06/01/2020 16h04
Prefeitura entrega contorno de quadra na Bomba do Gonzaga
Agentes de trânsito orientam condutores sobre as mudanças na região da Bomba do Gonzaga - Foto: Foto:Marco Antonio/ Secom Maceió

Mais uma obra para melhorar a mobilidade urbana da capital foi entregue pela Prefeitura de Maceió, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), na manhã desta segunda-feira (06). Como parte das ações do Programa Nova Maceió, o contorno de quadra na região da Bomba do Gonzaga, no Tabuleiro do Martins, passou a funcionar efetivamente com o objetivo de dinamizar o trânsito e garantir a fluidez ao longo da Avenida Durval de Góes Monteiro.

O condutor Thiago Assunção trafega diariamente pelas imediações da Bomba do Gonzaga e destaca que as mudanças vão ajudar a reduzir o congestionamento na região. “Essa é uma mudança bem positiva. Costumo passar por essa região e antes era um caos, com um trânsito extenso onde eu chegava a gastar entre 15 e 20 minutos para poder fazer o retorno em direção à Durval de Góes Monteiro. Agora o fluxo está bem melhor e com o tempo de adaptação da população acredito que vai melhorar ainda mais”, pontuou.

Com a implantação do contorno de quadra da Bomba do Gonzaga, quem for pelo sentido Centro – Tabuleiro, da Avenida Durval de Góes Monteiro em direção ao bairro da Santa Amélia e adjacências deve acessar a Rua Eduardo Pinheiro Lobo. Após este ponto, o condutor deve virar à esquerda na Rua João Lins Calheiros e depois à esquerda novamente na Rua José Vieira, para, então, poder cruzar a Avenida Durval de Góes Monteiro em direção à Rua Doutor Eurico Ayres, de onde poderá prosseguir com o seu percurso normalmente.

Devido às mudanças na região da Bomba do Gonzaga, as ruas João Lins Calheiros e Dr. Jones Castro Lisboa passarão a ser mão única, formando um binário para proporcionar mais fluidez no trânsito do local.

Cláudio França é motorista de ônibus e ressalta que os trabalhos executados na Bomba do Gonzaga já têm contribuído para garantir o fluxo de veículos na região. “Aqui era um engarrafamento terrível, pois a quantidade de veículos na Avenida Durval de Góes é bem intenso. Anteriormente, para fazer o retorno, nós corríamos o risco de causar acidentes por conta do desordenamento na região e a falta de respeito de alguns motoristas. Nesse sentido, ficou bem melhor, já que está bem sinalizado e mais seguro para todos. Avalio essa modificação como bem positiva para quem passa todos os dias por aqui”, afirmou.

Orientação e sinalização

Ao longo desta primeira semana de mudança na região do novo contorno de quadra da Bomba do Gonzaga, agentes de trânsito da SMTT estarão presentes no local para garantir a segurança viária da população e orientar os condutores e pedestres.

As equipes de Obras Viárias da SMTT implantaram todas as sinalizações horizontais e verticais nas imediações do novo contorno de quadra da Bomba do Gonzaga para garantir a fluidez no trânsito do local.