Educação

Educação Conectada: creches municipais terão acesso à internet

Cada unidade de Cmei receberá recurso para contratar internet de 50 MB de velocidade, link dedicado, fibra ótica e comprar equipamentos necessários

Por Ascom Semed 07/01/2020 14h02
Educação Conectada: creches municipais terão acesso à internet
Estudantes de 36 Cmeis terão acesso à internet rápida e equipamentos adequados como recurso pedagógico. - Foto: Ascom Semed

O Programa Educação Conectada foi adotado pela Prefeitura de Maceió em 2018 e tem colhido resultados positivos da implementação de internet como recurso pedagógico nas escolas. Em 2020, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) irá expandir a infraestrutura tecnológica do programa às creches de Cmei.

Em 2019, a Semed contemplou 94 escolas de ensino fundamental com o Educação Conectada. Neste ano de 2020, a Prefeitura de Maceió irá ampliar a cobertura para 36 Cmeis da rede. A tecnologia complementará os métodos educativos aos pequenos alunos.

“O programa foi elaborado com quatro dimensões: visão, formação, recursos educacionais digitais e infraestrutura, que se complementam e devem estar em equilíbrio, para que o uso da tecnologia digital tenha efeito positivo na educação”, afirmou William Carvalho, assessor de Infraestrutura da Semed.

Cada unidade de Cmei receberá recurso para contratar internet de 50 MB de velocidade, link dedicado, fibra ótica e comprar equipamentos necessários.

Segunda fase

Às vésperas de completar um ano na rede municipal, em 31 de janeiro, o Programa Educação Conectada já está avançando para a 2ª fase, por iniciativa da Semed.

Antes do repasse federal, a prefeitura está construindo com recursos próprios laboratórios de informática, atualmente já em funcionamento nas escolas Kátia Pimentel Assunção, no bairro do Jacitinho, e Maria José Carrascosa, no bairro do Poço. Mais unidades serão contempladas com laboratórios completamente equipados para atividades e pesquisas.