Turismo

AL Feita à Mão expõe em festa de réveillon e conquista novos mercados

Uma média de dois mil turistas/dia circularam pelo local

Por Ascom Sedetur 07/01/2020 11h11
AL Feita à Mão expõe em festa de réveillon e conquista novos mercados
AL Feita à Mão expõe em festa de réveillon e conquista novos mercados - Foto: Assessoria

A proposta de alcançar novos públicos com a divulgação do artesanato local tem ressignificado a atuação do segmento em Alagoas. Durante a semana de réveillon - de 26 a 31 de dezembro - o caminhão loja do Programa Alagoas Feita à Mão esteve em São Miguel dos Milagres e, pela primeira vez, em uma das maiores e mais conhecidas festas de virada de ano do país, com público médio de duas mil pessoas/dia. Em parceria com a produtora Tamo Junto, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) viabilizou a ação.

Oito artesãos compuseram o time que expôs e comercializou os produtos durante os seis dias da ação. A estreia do Alagoas Feita Mão no evento chamou atenção pela faixa etária dos turistas atendidos, em sua grande maioria, jovens entre 20 a 35 anos de idade, além da variedade da origem dos visitantes: 40% do estado do Rio de Janeiro, 35% de São Paulo, 6% de Minas Gerais, 5% de Alagoas, 12% de outros estados e 2% residentes de fora do país.

A artesã Tati Barros, uma das participantes expositoras do caminhão loja, conta a experiência de estar presente, com artesanato, de forma inédita, em um dos locais com maior concentração de turistas do Estado, no período de réveillon, e ressalta seu entusiasmo a partir do contato com o público.

“O artesanato alagoano já é bastante conhecido e respeitado nacionalmente. Alguns turistas já conheciam os produtos de alguns artesãos e, ao entrar na loja, se encantaram com a riqueza e diversidade de peças com qualidade. Em um evento como esse tivemos ganhos durante a realização e já estamos colhendo os ganhos do pós evento, devido aos contatos realizados nesses seis dias”, destaca Tati Barros.

Sobre o programa

O Alagoas Feita à Mão tem cumprido seu objetivo de apresentar a arte popular nos mais diversos lugares e públicos. Assim como o espaço inédito no Réveillon de Milagres, o êxito da participação alagoana nas feiras tradicionais em outros estados contribui na promoção dessa variedade artística, mostrada nas tipologias e refletida nos números de vendagens, que ultrapassaram mais de R$ 1,1 milhão em 2019.

Segundo a gerente de design e artesanato da Sedetur, Daniela Vasconcelos, as articulações da pasta, aliado a parceiros estratégicos, têm proporcionado ao artesanato a conquista diferentes mercados. "Desde o início das atividades do Alagoas Feita à Mão, em 2015, o artesanato vem se consolidando como parte importante da experiência de visitar Alagoas. Ao associar o ofício do artesão ao turismo e à cultura empreendedora, o Governo de Alagoas impulsiona o trabalho de artistas populares e grupos associados locais a nível nacional e internacional”, salienta.