Celebridades

[Vídeo] Mano Walter alerta sobre golpe que utiliza o nome dele

Segundo ele, golpistas estariam se passando pela Produção do cantor

Por 7segundos 07/01/2020 19h07
[Vídeo] Mano Walter alerta sobre golpe que utiliza o nome dele
Cantor Mano Walter - Foto: Divulgação

O cantor Mano Walter divulgou nesta terça-feira (07), um vídeo em que alerta seus fãs sobre um golpe que está sendo realizado e utiliza o nome dele. 

Segundo Mano Walter, o golpista liga para os amigos dele e se passa por alguém da Produção pedindo a confirmação de um suposto show. Nisso, eles pedem um número de verificação, que quando colocado no telefone, clona o Whatsapp e outros aplicativos. 

O golpe

A clonagem de WhatsApp é um golpe que pode trazer transtornos graves à vítima, permitindo que ela seja imitada por alguém com más intenções, facilitando, por exemplo, a extorsão de amigos e familiares. Para piorar, essa modalidade de ataque tem se tornado mais comum: segundo estimativa da empresa de segurança PSafe, cerca de 8,5 milhões de brasileiros já foram atingidos por um golpe do tipo. O número foi obtido com base em um cálculo proporcional dos resultados de uma pesquisa com pouco mais de 12 mil pessoas. 

O método de ataque mais comum, segundo Emilio Simoni, diretor do laboratório, envolve enganar a vítima a fornecer o código de autenticação. O cibercriminoso cadastra o número em um aparelho, mas o código é enviado por SMS para o celular da vítima, ao qual o golpista normalmente não tem acesso direto. Por isso, ele tenta entrar em contato com a vítima para fazer com que ela diga o código alegando algum motivo falso, normalmente ligado a segurança. Ao fornecer esse dado, o WhatsApp é bloqueado no celular da vítima e o cibercriminoso passa a ter controle da conta.

Veja vídeo: