Economia

Expansão do gás natural contribui com o desenvolvimento sustentável de Alagoas

Entre as conquistas da Algás destacam-se as 50 mil residenciais interligadas e as inaugurações de infraestrutura no interior do estado

Por Agencia Alagoas 08/01/2020 14h02
Expansão do gás natural contribui com o desenvolvimento sustentável de Alagoas
Dntre as contribuições do gás natural no estado em 2019, destacam-se a conquista de 50 mil clientes interligados no segmento residencial, a duplicação do gasoduto Pilar-Marechal Deodoro e a inauguração do Posto Trevo de Ouro na BR-101 - Foto: Ascom Algás

As soluções energéticas do gás natural estão cada vez mais presentes no desenvolvimento econômico, ambiental e sustentável de Alagoas. De acordo com a Algás, entre as contribuições do gás natural no estado, destacam-se a conquista de 50 mil clientes interligados no segmento residencial, a duplicação do gasoduto Pilar-Marechal Deodoro e a inauguração do Posto Trevo de Ouro na BR-101.

Para a Distribuidora, falar da expansão de soluções energéticas a partir do gás natural é referir-se não apenas ao desenvolvimento da infraestrutura de Alagoas, mas também a melhorias no bem-estar, economia e sustentabilidade para toda a população.

“O ano que passou foi uma etapa de muito trabalho, mas também de realizações. Realizamos conquistas importantes que eram metas da Companhia para o desenvolvimento de Alagoas. O plano de interiorização do gás natural é uma dessas metas” destaca o diretor presidente da Algás, Arnóbio Cavalcanti.

“Além disso, tivemos oportunidades de nos aproximar da população alagoana, estando diretamente presentes com projetos como a promoção “GNV é mil”, que concedeu mil reais aos 150 primeiros motoristas que instalaram o kit de 5ª geração de gás veicular, no primeiro semestre, e o projeto “Algás Calçada Verde” que segue em execução, plantando até 2 árvores nas calçadas dos clientes, bastando a solicitar pelo 117”, complementa Cavalcanti.

Interiorização do gás natural

No primeiro semestre de 2019, a Algás realizou a duplicação do gasoduto Pilar-Marechal Deodoro, que fortaleceu e ampliou o atual sistema de distribuição de gás natural do Polo Multissetorial José Aprígio Vilela, beneficiando atuais e futuras empresas instaladas no Polo. Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), sete empresas foram incentivadas com a duplicação, representando R$ 77 milhões e mais de 3000 empregos diretos e indiretos para a população alagoana.

Em novembro, a cidade de São Sebastião, do Agreste alagoano, também foi contemplada com uma das ações de interiorização do gás natural. O mês foi marcado pela inauguração do Posto Trevo de Ouro, primeiro posto com gasoduto da BR-101 em Alagoas. A chegada do gás natural no local representa um marco importante para o segmento veicular no estado, sobretudo com relação ao mercado rodoviário, incentivando o uso do GNV em veículos pesados.

Números e Clientes

No fim de 2019, a Algás conquistou o espaço do gás natural em 52.106 unidades residenciais da capital alagoana, além de 17.203 unidades contratadas que serão interligadas nos próximos anos.

Os números de clientes interligados de outros segmentos também demonstram a importância do gás natural para o desenvolvimento do estado. De acordo com a área comercial da Algás, a Companhia hoje conta com 708 estabelecimentos clientes no segmento comercial, 31 postos operando com GNV no segmento veicular e 39 clientes do segmento industrial – sendo 8 clientes usando geração de energia, cogeração ou climatização a gás natural.

Como contratar o gás natural

Para conhecer todas as possibilidades de uso e garantir os benefícios do gás natural canalizado basta entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente pelo número 117 (ligação gratuita e 24 horas) ou acessar algas.com.br