Maceió

Órgãos e Braskem planejam calendário de desocupação de moradores afetados

Reunião apresentou detalhes do acordo proposto pela empresa

Por 7Segundos com Assessorias 08/01/2020 16h04
Órgãos e Braskem planejam calendário de desocupação de moradores afetados
Reunião entre órgãos e representantes da Braskem - Foto: Assessoria

Os Ministérios Públicos Estadual (MP-AL) e Federal (MPF), junto com as Defensorias Públicas do Estado (DPE) e da União (DPU) e a empresa Braskem se reuniram nesta quarta-feira (08) para tratar do calendário de desocupação dos moradores dos afetados pelo trabalho de mineração.

De acordo com o coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça (Caop), promotor de Justiça José Antônio Malta Marques, o encontro tratou o calendário de atividades de desocupação dos bairros afetados pela mineração.

O grupo uma audiência pública com os órgãos acima mencionados e os moradores afetados, o que ocorrerá na próxima semana, com data e hora a serem definidas. A princípio, o local pensado para tal foi o Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa).

Durante a reunião, restou esclarecido que as pessoas que já desocuparam seus imóveis também receberão os auxílios temporários da petroquímica Braskem, sendo um pagamento de parcela única de R$ 5 mil, para mudança, e mais seis parcelas de R$ 1 mil a título de aluguel social.

Desde o mês passado, a empresa montou a Central do Morador, onde as famílias levam seus documentos e iniciam o processo de recebimento de indenização. Diversos órgãos se instalaram no local, para dar suporte aos afetados.

E no início do mês a Braskem anunciou que financiaria a desocupação dos 17 mil moradores destas áreas de risco.

Estão contempladas neste plano todas as áreas definidas no Mapa de Setorização de Danos e Linhas de Ações Prioritárias (Mapa de Risco) emitido pela Defesa Civil em Junho de 2019, de criticidade 00, dos setores 00, 01 e 02, bem como os 62 imóveis do bairro Bom Parto.