Concursos

Concurso da Sefaz tem mais de oito mil inscritos; veja concorrência

Seleção está dividida em duas fases que serão realizadas nos dias 08 e 09 de fevereiro

Por Redação, com assessoria 09/01/2020 09h09
Concurso da Sefaz tem mais de oito mil inscritos; veja concorrência
Participantes buscam por oportunidade nos cargos de auditor fiscal e auditor de finanças - Foto: Thallysson Henrique de Melo

A realização do concurso público da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz/AL) se aproxima. A seleção está dividida em duas fases, que serão realizadas nos dias 8 e 9 de fevereiro deste ano. No total, foram 8.198 pessoas inscritas, resultando em uma concorrência geral de 96,44 por vaga.

Destas, 6.788 se inscreveram para o cargo de auditor fiscal da Receita Estadual, que apresenta concorrência de 113,13; as outras 1.410 inscrições foram para o cargo de auditor de Finanças e Controle de Arrecadação da Fazenda Estadual, com 56,40 concorrentes por vaga.

“O concurso de auditor é sempre bem concorrido. Trata-se de uma carreira de elite no serviço público brasileiro. Estamos trabalhando para fazer uma seleção bastante criteriosa e acreditamos que o conteúdo programático é exigente para o candidato, inclusive com prova discursiva. Por isso, a aprovação vai requerer muita preparação”, comenta o secretário da Fazenda, George Santoro.

A primeira etapa corresponde a uma prova objetiva e a segunda em uma prova discursiva, ambas de caráter eliminatório e classificatório. A banca usará o método Cespe de avaliação, no qual o julgamento de cada item deve ser feito entre “certo” ou “errado”.

O certame oferecerá 25 vagas para o cargo de auditor de Finanças e Controle de Arrecadação, sendo 20 delas destinadas à ampla concorrência e cinco a candidatos com algum tipo de deficiência. Para o cargo de auditor fiscal da Receita Estadual serão 48 vagas de ampla concorrência e 12 para pessoas com deficiência.

Os salários serão de R$ 8.264,90 para auditor de Finanças e Controle de Arrecadação e R$ 9.471,42 para auditor fiscal da Receita Estadual, ambos com carga horária semanal de 40 horas.