Alagoas

Policiais Civis podem entrar em greve na próxima semana em Alagoas

Os policiais aguardam uma definição do governo do Estado sobre diversas reivindicações

Por 7Segundos com assessoria 09/01/2020 14h02
Policiais Civis podem entrar em greve na próxima semana em Alagoas
Assembleia Geral - Foto: Reprodução

Na próxima segunda-feira (13), o Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas ( Sindpol), irá realizar uma assembleia geral com indicativo de greve, no auditório dos Bancários, a partir das 13h, em Maceió. De acordo com a medida, os policiais civis aguardam a definição do governo do Estado, sobre a pauta de reinvidicações, que abragem o reajuste do piso salarial, a periculosidade e o serviço voluntário. 

O presidente do Sindpol, Ricardo Nazário, ressalta que o governo do Estado não valoriza os agentes e escrivães de polícia, que de acordo com ele, possuem o pior salário da segurança pública com nível superior em Alagoas. Atualmente, o soldado da Polícia Militar, que é nível médio, recebe piso salarial maior que a categoria. O Governo do Estado também deve 16% de perdas salariais e ainda concedeu 29% de reajuste aos delegados, que ganham o inicial seis vezes mais que os agentes e escrivães. 

O Governo do Estado ainda encaminhou à Assembleia Legislativa o projeto de serviço voluntário apenas para os delegados, deixando de fora os agentes e escrivães.

Como resultado, o trabalho invetigativo dos agentes e escrivães, o crime de homicídio reduziu quase 30% em Alagoas. Mas, o governo ignora a importância da categoria, que arrisca a sua vida para proteger a sociedade. “Os agentes e escrivães não aguentam mais ‘tapinhas nas costas’ do governo do Estado sem haver valorização e motivação para a categoria que desempenha suas funções”, disse Ricardo Nazário.

Na assembleia geral, além da questão salarial, o Sindpol tratará da portaria da Delegacia Geral que acaba com os plantões no interior e na capital, sobrecarregando e desmotivando ainda mais os agente e escrivães nas delegacias.