Cidadania

Cadeiras anfíbias promovem Maceió como destino inclusivo

O Praia Acessível acontece uma vez por mês na Praia de Pajuçara e atende, além de maceioenses, centenas de turistas.

Por Ascom Semtel 09/01/2020 16h04
Cadeiras anfíbias promovem Maceió como destino inclusivo
O projeto ganhou novas cadeiras em 2020 - Foto: Foto: Cláudia Leite / Ascom Semtel

É praticamente impossível pensar em Maceió e não lembrar das belas praias, piscinas naturais com águas aquecidas e o vasto coqueiral da orla mais bonita do Brasil. Para oferecer uma ampla experiência de praia para cadeirantes, pessoas com algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida, a Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), disponibiliza gratuitamente aos turistas e maceioenses, durante todo o ano, cadeiras anfíbias – adaptadas para o banho de mar assistido, com facilidade de deslocamento na areia  e capacidade de flutuação na água.

O equipamento faz parte de um projeto de inclusão da Prefeitura de Maceió voltado para este público, que contempla diversas atividades esportivas e de lazer gratuitas e acessíveis. O Praia Acessível acontece uma vez por mês na Praia de Pajuçara e atende, além de maceioenses, centenas de turistas, que geralmente consideram a ação na hora de marcar a viagem para a capital alagoana. O banho de mar assistido com as cadeiras anfíbias é o momento mais aguardado pelos participantes, que recebem apoio da equipe da Semtel e instituições parceiras para desfrutar do principal atrativo de um dia de praia. 

A iniciativa, considerada um diferencial entre os destinos turísticos brasileiros, impacta diretamente na qualidade de vida e na inclusão social deste público. Prova disto foi o depoimento da turista e cadeirante Katya Hemelrijk da Silva no Instagram, que viralizou em todo o Brasil nesta semana. Em viagem a Maceió, Katya solicitou à Semtel as cadeiras anfíbias e foi prontamente atendida. O relato da experiência da viajante, que é consultora especialista em diversidade e inclusão, foi destaque na mídia nacional online, em perfis como o Mídia Ninja, Quebrando o Tabu e Razões Para Acreditar, seguidos por mais de 6,7 milhões de seguidores.

No depoimento, a turista de São Paulo destaca que ficou surpresa com a facilidade em conseguir o serviço e o quanto o equipamento fez diferença nas experiências nos atrativos do destino.“Nem eu mesma tinha noção do quão incrível é curtir a praia com mais estrutura, com mais liberdade e segurança. Meu final de 2019 não poderia ter sido melhor. Estas conquistas precisam ser celebradas, reconhecidas e divulgadas! Gratidão, Prefeitura de Maceió! Parabéns pelo lindo trabalho!”, comemorou a turista. 

Novos equipamentos 

Neste ano, o projeto deve contemplar ainda mais pessoas com deficiência. Isto porque a Semtel aumentou a quantidade de cadeiras anfíbias disponíveis, por meio de uma parceria com o Banco Itaú  – mais cinco novos equipamentos chegaram na capital alagoana e já estão sendo utilizados por turistas. As aquisições são mais modernas e possuem um sistema de montagem que possibilita maior facilidade de transporte.

De acordo com o gestor da Semtel, Jair Galvão, o objetivo é que ainda mais pessoas tenham acesso ao serviço e a outras atividades do Praia Acessível e possam desfrutar melhor dos atrativos da capital. “A ideia é ampliar ainda mais essas ações, pois a Prefeitura de Maceió entende que a acessibilidade é fundamental para a inclusão social, o desenvolvimento do setor turístico e a competitividade do destino. Além do Projeto Praia Acessível e das cadeiras anfíbias, que garantem maior liberdade e melhores experiências para as pessoas com deficiência, temos um moderno parque hoteleiro capacitado e adaptado para receber este público, o que coloca a capital alagoana à frente de outros destinos concorrentes”, destacou o secretário.

Nessa quarta-feira (8), mais uma turista poderá conhecer melhor os atrativos naturais de Maceió. A dona Dirce Costa, de 79 anos, chegou do Mato Grosso do Sul (MS) para passar férias com a família e também solicitou a cadeira. “Vamos passar um mês em Maceió e fiquei muito feliz quando soube desse serviço. Ficamos muito entusiasmados, porque o mar daqui é muito famoso, gostaria muito de experimentar um mergulho junto com minha família em pleno verão. Tenho certeza que será uma ótima experiência”, comemorou. 

Como funciona o serviço?

As cadeiras anfíbias possuem rodas especiais que permitem o deslocamento na areia e que a pessoa flutue no mar. Os equipamentos possuem ainda cinto de segurança regulável, encosto, assento, apoio cervical para a cabeça e apoio para os pés. Para ter acesso, os interessados devem entrar em contato com a coordenação do projeto pelo telefone (82) 99102-4596, para consultar a disponibilidade e agendar a entrega. 

O tempo de permanência com a cadeira é de sete dias. A equipe da Semtel leva o equipamento até a pessoa e busca após o período determinado. Na entrega, o técnico explica o funcionamento e, caso seja necessário, faz a demonstração no primeiro banho de mar assistido. O solicitante também pode transportar a cadeira para cidades circunvizinhas, mas a devolução deve ser realizada em Maceió, no mesmo dia e local acertado na entrega.