Geral

Eventos e apoio a atletas fez de 2019 o ano do esporte em Maceió

Por Secom Maceió 10/01/2020 08h08
Eventos e apoio a atletas fez de 2019 o ano do esporte em Maceió
Premiação dos três primeiros colocados no Ironman 70.3 Maceió - Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Ao longo do ano de 2019, a Prefeitura de Maceió conseguiu ampliar importantes ações e projetos de incentivo ao esporte e apoio aos atletas maceioenses. Competições estaduais, nacionais e internacionais reuniram milhares de participantes na cidade e contribuíram para fazer de 2019 o ano do esporte em Maceió.

Um dos maiores exemplos, é a consolidação da cidade como destino de um principais eventos do calendário esportivo internacional, o IronMan 70.3. Consagrada como a maior competição de triathlon da América Latina, a prova voltou a acontecer em Maceió pelo terceiro ano consecutivo, reuniu milhares de participantes e movimentou durante os dias de realização, mais de R$ 16 milhões na economia local. A etapa foi eleita pelos competidores como um dos melhores destinos dentro do circuito mundial.

Maceió recebeu também o torneio Pan Americano Universitário de basquete 3×3, que ajudou a inserir a cidade na rota das competições internacionais e reuniu mais de 120 atletas de vários países das Américas. O evento levou à orla de Pajuçara centenas de pessoas para prestigiar o esporte que tem sua estreia olímpica em 2020. Houve ainda competições como os Jogos Universitários Brasileiros (Jubs), torneio que reuniu sete estados, com mais de mais de 1.200 atletas e representantes de todas as regiões do país e injetou cerca de R$ 2 milhões de reais na economia local.

Em setembro, Maceió sediou, a terceira edição do Facit Open de tênis, considerado o maior, entre os torneios realizados no Norte-Nordeste e com a participação 400 atletas de vários estados; além da 5ª etapa do Campeonato Brasileiro de Natação e a Copa do Brasil de Maratonas Aquáticas, realizadas em outubro e contando com mais de 500 atletas de todo o país.

Encerrando a lista de grandes competições nacionais, o Campeonato Brasileiro de Windsurf, aconteceu pela primeira vez em Maceió e contou com a participação de representantes de diversos estados brasileiros que estiveram por aqui durante o mês de novembro.

Semtel incentiva o esporte com apoio a competições locais

A realização e o apoio a uma série de competições locais foi outro meio de incentivo ao esporte por parte da Prefeitura de Maceió. A capital alagoana recebeu no mês de setembro o VIII Campeonato Alagoano Masculino de Beach Soccer, que contou com a participação de 12 equipes de todo o estado e cerca de 180 atletas.

Já em outubro foi a vez da 3ª etapa do Campeonato Alagoano de Triathlon, que reuniu mais de 250 triatletas do estado, além das ações da campanha Maceió Rosa. A Semtel promoveu atividades nas duas unidades das academias Maceió, Jatiúca e Feitosa, além de aulas de alongamentos, dança e hitt, nas feiras de serviços em diversos bairros. O ponto alto da programação do mês de combate ao câncer de mama, foi a realização de mais uma edição da Corrida Rosa, que reuniu centenas de pessoas na orla de Pajuçara.

O calendário esportivo local ganhou força no mês de novembro com um grande número de competições realizadas na cidade com o apoio da prefeitura. A 1º Copa Alagoas de Futevôlei, com 88 duplas e mais de 5 mil espectadores, o ‘WodGames 082’, considerado o maior campeonato de alta intensidade do Nordeste, com cerca de 500 atletas de diversos estados do Brasil e uma média de 8 a 10 mil espectadores durante três dias, além da corrida de rua “Alagoas de Todas as Raças”, com cerca de 800 pessoas e a final da 11ª edição do torneio de futebol amador, Campeonato de Primavera, realizado ao longo de nove meses com 122 partidas disputadas por 22 equipes de todo o estado.

Apoio a atletas maceioenses

O apoio atletas do esporte local ajudou competidores a despontar em 2019 e alcançar destaque em torneios dentro e fora da cidade. Por meio do incentivo da Semtel, diversos atletas puderam representar Maceió por todo o brasil, e inclusive em provas fora do país.

A maratonista aquática, Amanda Morena, de 14 anos, foi um das atletas que representaram Maceió em competições internacionais, além de provas realizadas em todo o Brasil. Amanda alcançou o feito de ser considerada como a mais jovem premiada no ranking geral na categoria feminina em 2019.

Outro destaque dos esportes aquáticos foi a participação dos 23 atletas de Maceió no Torneio Nordeste de Natação, em Salvador. A equipe, que contou com o apoio da Prefeitura de Maceió para comparecer ao campeonato, alcançou recorde nacional na competição na categoria juvenil com o quarto melhor tempo no Brasil em 2019.

O apoio a grandes talentos esportivos, beneficiou também o triatleta Neto Cavalcante, de 37 anos, que participou do Ironman 70.3 São Paulo, e conquistou o primeiro lugar na categoria Physically Challenged (PC). Assim como ele, o também o triatleta Fabiano Paes, foi um dos destaques locais na competição e alcançou o quarto melhor tempo entre os brasileiros da sua categoria, ao participar do Campeonato Mundial de Ironman 2019, realizado em Kona, Havaí.

A Semtel ainda ofereceu suporte a 16 crianças e jovens que participaram do Campeonato de Capoeira ‘Me leva Candeias’, realizado em João Pessoa (PB), e que aconteceu em novembro. Foi inaugurada uma nova Academia Maceió, dessa vez no bairro do Feitosa e a prefeitura reformou os Mobiliários Urbanos Esportivos (MUEs) espalhados por 10 pontos de Maceió.

De acordo com o titular da Semtel, Jair Galvão, o ano foi positivo nas ações realizadas pela pasta e mostra que o trabalho da Prefeitura de Maceió tem buscado avançar cada vez mais no incentivo ao esporte na capital alagoana. “Em 2019 alcançamos resultados positivos com atletas locais e fomos destino de grandes competições esportivas. Agora em 2020 continuaremos trabalhando com o mesmo propósito de promover aos maceioenses, maior qualidade de vida e principalmente, cada vez mais aproximar a prática esportiva da população, oferecendo serviços de qualidade e com profissionais habilitados, além de ampliar as parcerias com entidades esportivas, como também as da iniciativa privada”, destacou o gestor.

Em 2019, a Semtel lançou ainda o projeto ‘Corre Maceió’, com foco nos amantes das corridas de rua e com objetivo de oferecer aos participantes assessoria profissional para aprimorar o desempenho dos corredores.