Saúde

CRF/AL prepara um fim de semana de comemorações ao dia do Farmacêutico

Além de palestras e distribuição de folder, a população alagoana contará com serviços de saúde

Por Assessoria 10/01/2020 18h06
CRF/AL prepara um fim de semana de comemorações ao dia do Farmacêutico
CRF/AL - Foto: Ilustração

O Conselho Regional de Farmácia de Alagoas, CRF/AL, realiza um final de semana de atividades alusivas ao Dia Nacional dos Farmacêuticos, que é comemorado no próximo dia 20 de janeiro. Com o tema: Um farmacêutico pra chamar de seu, o objetivo das ações é valorizar o profissional farmacêutico. 

Robert Nicácio, presidente do CRF/AL, explica que o farmacêutico atua além do balcão de farmácia. “Nós temos profissionais no dia a dia de cada pessoa, não estamos só nas farmácias e drogarias. Estamos em hospitais, na indústria de alimentos, nos laboratórios e as pessoas precisam saber que nós somos os profissionais que estamos mais próximos da população, para o que ela precisar”, afirmou.

As comemorações começam pelo município de Arapiraca, onde os farmacêuticos estarão na praça Luiz Pereira Lima (praça da prefeitura) ofertando serviços de saúde como aferição de pressão arterial, teste de glicemia capilar além de orientações sobre descarte de medicamentos e uso racional de medicamentos com atendimento e distribuição de panfletos educativos. Em Arapiraca, a ação acontece no dia 17 de janeiro das 8h às 11h30. 

“Nós sabemos que muitas pessoas das cidades circunvizinhas estarão na cidade e aí, mesmo que não tenhamos uma seccional naquela localidade, conseguimos contemplar mais moradores da região Agreste. O nosso principal objetivo é levar a informação de que medicamento não é brinquedo e deve ser tomado sob orientação de um profissional farmacêutico”, explicou Alexandre Correia, vice-presidente do CRF/AL.

Em Maceió, as comemorações acontecem nos dias 18 e 20 de janeiro. No sábado, 18, a atividade será voltada apenas para os profissionais farmacêuticos que participarão do curso de capacitação que fazem parte da educação continuada. “Estamos trazendo para Alagoas profissionais renomados que irão compartilhar seus conhecimentos com os farmacêuticos alagoanos”, pontuou Nicácio.

No dia de 20 janeiro, a ação acontece na Praça dos Martírios, com atendimento à população. “Estaremos com um stand na praça oferecendo serviços de saúde, como glicemia capilar, aferição de pressão arterial e outros. Esperamos toda população maceioense para conversar conosco na comemoração do Dia Nacional do Farmacêutico”, falou. A ação acontece das 8 às 11h30 na Praça dos Martírios.