Saúde

III etapa do Mutirão de Cirurgias começa nesta quinta-feira (16)

Nos dias 16, 17 e 18 de janeiro os usuários terão aceso a consultas médicas, exames pré-operatórios e agendamento de procedimentos cirúrgicos

Por Agencia Alagoas 13/01/2020 17h05
III etapa do Mutirão de Cirurgias começa nesta quinta-feira (16)
Multirão de Cirurgias - Foto: Reprodução

A próxima etapa do Mutirão de Cirurgias, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), será realizada nos dias 16, 17 e 18 deste mês, no bairro do Clima Bom, em Maceió. Na triagem, os usuários terão consultas médicas, exames pré-operatórios e agendamento de cirurgias de hérnias do tipo umbilical, inguinal e epigástrica, de retirada de mioma e de pedra na vesícula.

O evento acontecerá numa estrutura chamada “Cidade da Saúde”, com as mesmas atividades disponibilizadas nas primeiras etapas, que foram realizadas no Benedito Bentes e Vergel do Lago. “O programa tem como finalidade a redução de filas de espera por meio de cirurgias eletivas em Alagoas. A nossa meta é realizar cinco mil procedimentos cirúrgicos nessas especialidades”, destaca o secretário da Saúde, Alexandre Ayres.

Após passar por todos os procedimentos na Cidade da Saúde, o paciente deixa o local com a cirurgia devidamente agendada em um dos hospitais contratualizados. “Essa política de proximidade com a população tem trazido excelentes resultados. A primeira etapa do Mutirão de Cirurgias, realizado no bairro do Benedito Bentes, conseguiu um total de 1.285 atendimentos, agendando quase 800 procedimentos cirúrgicos. A segunda fase, no Vergel do Lago, contou com 930 pessoas atendidas, além de 406 cirurgias agendadas”, disse o secretário.  

Desde a primeira etapa de triagens, iniciada no último dia 5 de dezembro, 235 cirurgias já foram realizadas. De acordo com Ayres, ainda em janeiro o bairro do Jacintinho receberá o programa: “É muito importante dar respostas imediatas à população. Para elevar ainda mais a aproximação com a população, vamos promover nos dias 30 e 31 de janeiro e 1° de fevereiro, no bairro do Jacintinho, a quarta edição do Mutirão de Cirurgias”.

Documentos Necessários – Para ter acesso aos serviços do Programa Mutirão de Cirurgias, a população deve comparecer à “Cidade da Saúde” portando o RG, CPF, comprovante de residência e Cartão SUS. É fundamental que o paciente chegue ao local em jejum para a realização dos exames pré-operatórios.