Educação

Colégio Tiradentes é destaque entre as escolas públicas de Alagoas na OBFEP 2019

Durante competição, Alagoas conquistou o seu melhor desempenho com 29 medalhas, das quais 7 ouros

Por Agência Alagoas 14/01/2020 13h01
Colégio Tiradentes é destaque entre as escolas públicas de Alagoas na OBFEP 2019
O diretor do Colégio Tiradentes, tenente-coronel Carlos Azevedo, com alunos premiados em 2018 e que voltaram a ser premiados em 2019 - Foto: Assessoria

Alagoas registrou o seu melhor desempenho na história da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) – cujo resultado está disponível no site. Ao todo, o estado conquistou 29 medalhas – sendo 7 ouros, 13 pratas e 9 bronzes. Este é o melhor resultado desde 2017, quando Alagoas teve 26 medalhas – das quais quatro 4 ouros, 17 pratas e 5 bronzes.

Das 29 medalhas conquistadas, 24 são da rede estadual de ensino, com destaque para o Colégio Tiradentes da Polícia Militar – Unidade Maceió, com 19 medalhas – 7 ouros, 10 pratas e dois bronzes.  Também conquistaram medalhas de bronze as escolas estaduais Manoel de Matos, de Santana do Mundaú; Almeida Cavalcanti, de Palmeira dos Índios; Mota Trigueiros, de Maceió, e Manoel Gentil do Vale Bentes, de Satuba – esta última com duas medalhas. Completa a lista o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Campus Maceió, com cinco medalhas – 3 pratas e 2 bronzes.

“Ficamos muito entusiasmados com o desempenho dos estudantes da rede estadual nas olimpíadas de conhecimento e, ano a ano, superamos recordes e marcas. Alagoas vem consolidando um trabalho sério, mas, acima de tudo, consolidando políticas assertivas. Nos últimos anos, mobilizamos professores de física, programação e robótica, por meio de grupos de trabalho e formação continuada para que envolvam os estudantes na OBFEP”, destaca Ricardo Lisboa, superintendente de Políticas Educacionais da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

Comparativo 

No quantitativo geral de medalhas, o estado aparece na quinta posição, empatado com Minas Gerais e Pernambuco – cada um com 29 medalhas.  Em primeiro lugar está São Paulo, com 60 medalhas, seguido pelo Espírito Santo, com 41; Distrito Federal, com 33, e Bahia e Rio Grande do Sul, empatados com 31 medalhas cada.

Já no que concerne ao quadro de medalhas de ouro, Alagoas está em terceiro lugar, com 7 ouros, empatado com Espírito Santo, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. O maior quantitativo de ouros veio do Distrito Federal, com 13 medalhas, seguido por São Paulo, Bahia e Minas, todos com 10 ouros. Em quarto lugar, aparece Pernambuco, com 6 ouros, e, em quinto, o Ceará, com 5 ouros.

Alagoas também teve o segundo melhor desempenho do Nordeste, superado apenas pela Bahia, que conquistou 31 medalhas – 10 ouros, 9 pratas e 12 bronzes. No número de medalhas, Alagoas empata com Pernambuco, com 29 medalhas, mas, por ter um ouro a mais, garante o segundo lugar.

“Ficamos felizes com este resultado, que supera a edição de 2017, com notável crescimento das escolas estaduais. Vemos também o crescimento das escolas do interior, com medalhas em Palmeira dos Índios, Santana do Mundaú e Satuba”, avalia o coordenador da OBFEP em Alagoas, o Professor Kleber Serra, do Instituto de Física da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

O superintendente Ricardo Lisboa revela que, para 2020, a Seduc pretende dar uma visibilidade ainda maior às experiências exitosas na OBFEP em Alagoas durante as formações com professores. “Vamos conhecer as escolas com grandes resultados e socializar com outras unidades de ensino, de forma a estreitar a perspectiva de validação de boas práticas”, destaca

Conquista 

As escolas e os estudantes premiados com medalhas se mostraram surpresos e felizes com a conquista na OBFEP.

Diretor do Colégio Tiradentes Maceió, o tenente-coronel Carlos Azevedo atribui o resultado ao empenho dos professores e alunos da instituição. “Em 2017, tivemos 4 ouros, mas conquistar 7 ouros em 2019 foi uma grata surpresa. Os professores da rede pública são abnegados e este resultado é fruto deste empenho somado à vontade de aprender do estudante”, afirma Azevedo, parabenizando seus professores e alunos.

Igualmente surpresa com o resultado, a estudante Gabriela Barbosa Souza, da Escola Estadual Almeida Cavalcanti, de Palmeira dos Índios, fecha o ano de 2019 em grande estilo com três bronzes em olimpíadas de conhecimento: a Olimpíada Alagoana de Matemática (OAM), Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e, agora, a OBFEP.

“Há alguns anos, nunca imaginava ganhar medalhas em olimpíadas científicas. Hoje, vejo que, com esforço e dedicação suficiente, posso conseguir ainda mais medalhas. A OBFEP, em particular, foi um grande avanço, pois nunca tinha sido premiada em uma olimpíada de Física. Essas medalhas são resultado de dedicação e me proporcionam ótimas experiências no mundo olímpico”, conta Gabriela.

Medalhistas 

Confira abaixo a lista completa dos medalhistas da OBFEP em Alagoas:

9º ano – Antônio Gabriel dos Santos Barbosa, Karla Maria Tavares Leite e Ray Canuto Lins, todos medalhistas de prata pelo Colégio Tiradentes e João Couto de Moraes, bronze também pelo Tiradentes Maceió;

1ª série Ensino Médio – Anna Cecília Santos Pereira, Letícia Alves do Nascimento e Mateus Wyllames Ferreira de Lima, todos prata com o Tiradentes Maceió e os medalhistas de bronze  Ariel Gois de Freitas, da Escola Estadual Manoel de Matos (Santana do Mundaú); Gabriela Barbosa Souza, da Escola Estadual Almeida Cavalcanti (Palmeira dos Índios); Hemerson dos Santos Moreira, da Escola Estadual Manoel Gentil do Vale Bentes (Satuba) e Pedro Oliveira de Carvalho Silva, da Escola Estadual Professor Eduardo da Mota Trigueiros (Maceió);

2ª série Ensino Médio – os medalhistas de ouro Hadassa Mirely Silva dos Santos, Iuri de Lima, Júlio César da Silva Gomes, Letícia Silva Macêdo, Samira Bras Cesário Silva, Sandro Victor Ferreira Torres e Victória Maria Santos da Silva, todos do Tiradentes Maceió; Anderson Gabriel Falcão dos Santos, prata pelo Ifal Maceió; Andressa Carmen Lima Barros, prata pelo Tiradentes Maceió; Diego da Silva Pereira, prata pelo Tiradentes Maceió; Jairon Henrique Noia Batista, prata pelo Ifal Maceió; Lara Moraes Barbosa, prata pelo Tiradentes Maceió e Talisson Santos da Silva, bronze pela Escola Estadual Manoel Gentil do Vale Bentes (Satuba);

3ª série do Ensino Médio –  Breno Barbosa da Cunha, prata pelo Ifal Maceió; José Victor dos Santos Ferreira, prata pelo Colégio Tiradentes Maceió; Athaíde Belo da Silva Santos, bronze pelo Ifal Maceió; Mariana Vieira de Souza Tenório, bronze pelo Tiradentes Maceió e Oswaldo Giácomo Neto, bronze pelo Ifal Maceió.