Celebridades

Aluna prega peça no Jornal Hoje e escreve "Fora Bolsonaro" em coreano

Menina participava de uma matéria sobre o crescimento das aulas de coreano no Brasil por influência de fãs do k-pop

Por Uol Notícias 15/01/2020 08h08
Aluna prega peça no Jornal Hoje e escreve 'Fora Bolsonaro' em coreano
Jovem participava de uma matéria sobre idiomas no JH - Foto: Reprodução

Uma aluna "pregou uma peça" na reportagem da TV Globo e fez um protesto contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido). O Jornal Hoje desta tarde exibiu uma matéria sobre o crescimento das aulas de coreano no Brasil por influência de fãs do k-pop. Em determinado momento, as câmeras mostraram uma garota escrevendo "Fora Bolsonaro" no idioma asiático.

A reportagem do UOL confirmou com três fontes fluentes em coreano o conteúdo do que foi escrito. Todas disseram que se tratam de fonemas, e não da tradução exata. Assim, um coreano nativo não entenderia a mensagem.

"O que está escrito é um fonema, a transliteração. Se um coreano que não sabe português vir, não vai entender o que está escrito. É a transliteração", explicou a professora do Instituto Multicultural & Idiomas, Sue Choi. 

O caso aconteceu na escola Olga Benario Prestes, que fica no Complexo da Maré, no Rio de Janeiro. Segundo a reportagem exibida no Jornal Hoje, o local oferece o curso desde 2017.

Em contato com a reportagem, o Centro Educacional Coreano, braço do Consulado Coreano, se disse surpreso com a atitude da aluna e disse que a inscrição não reflete o pensamento da repartição. O local, por exemplo, fechou parceria com a Secretaria de Educação do Governo do Estado do Rio de Janeiro e contratou professores para ministrar aulas de coreano, além de fornecer livros para estudo.

O diretor-adjunto da escola Olga Benario Prestes, Roberson Gonçalves Maturano, também se disse surpreso com a atitude e afirmou que a escola não tinha conhecimento sobre o conteúdo escrito no quadro.

Não demorou para que a história fosse parar na web. No Twitter, pessoas que sabem o idioma destacaram a atitude da aluna.