Trânsito

Melhorias no transporte: MPC e MPE se reúnem com SMTT para tratar sobre as demandas da população

O reajuste da tarifa de ônibus não foi tratado na reunião

Por Assessoria 17/01/2020 21h09
Melhorias no transporte: MPC e MPE se reúnem com SMTT para tratar sobre as demandas da população
Melhorias no transporte: MPC e MPE se reúnem com SMTT para tratar sobre as demandas da população - Foto: Davi Salsa

Para encontrar um denominador comum entre a Prefeitura de Maceió, representada pela SMTT (Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito), as empresas de ônibus que circulam na capital e a população, representada pelo Comitê pela Redução da Passagem de Ônibus, os Ministérios Públicos de Contas e Estadual (MPC/AL e MPE/AL) vem realizando uma série de reuniões para ouvir todas as partes e mediar a solução do problema.

Na tarde de ontem (16), mais um encontro foi realizado com o objetivo de intermediar o diálogo. O Procurador de Contas Pedro Barbosa Neto e a Promotora de Justiça Fernanda Moreira estiveram reunidos com a diretora do Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM), Paula Isanelle, discutir as demandas apresentadas pelo Comitê, quanto às melhorias na qualidade do sistema de transporte público.

Um dos pontos trazidos pelos representantes da população foi a falta de informação aos passageiros quanto aos itinerários das linhas de ônibus que circulam pela capital. Outra reclamação diz respeito ao longo tempo de espera nos pontos. Essas questões deverão ser atendidas a curto prazo, segundo a diretora do SIMM.

Já as sugestões como renovação e cobertura dos pontos, inclusão de novas linhas em localidades que, atualmente, não circulam ônibus coletivos, a SMTT já está estudando as alternativas para sanar tais demandas.

Os representantes do MPC/AL e MPE/AL solicitaram da diretora do SIMM, dados atualizados do Sistema de Integrado de Mobilidade de Maceió para conhecer a realidade do sistema e tentar sanar as deficiências e, desta forma, desenvolver as ações que proporcionem uma melhor qualidade no serviço de transporte público ofertado a população. Os dados solicitados devem ser apresentados aos órgãos ministeriais na próxima semana.

Para o Procurador Pedro Barbosa, a reunião foi bastante satisfatória. “O diálogo com todos os envolvidos nesse processo do transporte público [Prefeitura, empresas e população] é salutar e importante para chegarmos a um denominador comum, visando sempre o bem-estar da população”, declarou.

O reajuste da tarifa de ônibus não foi tratado na reunião, uma vez que os Ministérios Públicos de Contas e Estadual aguardam um posicionamento formal da Prefeitura de Maceió, o que deve ocorrer na próxima terça-feira (21).


EMPRESAS

Ainda na tarde de ontem, o Procurador Pedro Barbosa e a Promotora Fernanda Moreira também estiveram reunidos com os representantes das quatro empresas de ônibus que operam em Maceió para discutirem sobre as reinvidicações do Comitê pela Redução da Passagem. Na próxima segunda-feira (20), os empresários irão apresentar ao MP de Contas, um documento com suas propostas de melhorias do serviço ofertado a população.