Meio ambiente

Descarte irregular de resíduos obstrui galerias de drenagem

Os trabalhos começaram nesta quarta-feira (22)

Por Secom Maceió 22/01/2020 11h11
Descarte irregular de resíduos obstrui galerias de drenagem
Equipes da Seminfra e Sudes desobstruindo as galerias de drenagem na Rua Riachuelo - Foto: Assessoria

A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) enviou equipes de manutenção de galerias de drenagem para a Rua Riachuelo, no Trapiche. O objetivo foi desobstruir os poços de visitas e bocas de lobo, que estavam abarrotados de resíduo descartado irregularmente nas vias públicas.

Esse tem sido um problema constante em Maceió e que tem causado muitos transtornos para a própria população e prejuízos aos cofres públicos. “Poderíamos estar atuando em melhorias nas nossas redes, em vez de investir tempo em algo que poderia ser evitado”, explicou o coordenador geral de Drenagem, da Seminfra, Esdras Maia Nobre.

Os trabalhos começaram nesta quarta-feira (22) e só devem ser concluídos na quinta-feira (23). “Estamos realizando o serviço juntamente com equipes da Sudes (Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável) e pedimos a população que não deixe ninguém jogar resíduos nas ruas, pois o prejuízo é para todo mundo”, afirmou o coordenador.

Somente nesta localidade, a Sudes recolhe cerca de 50 toneladas de resíduos, por dia de serviço. A Superintendência realiza a limpeza quinzenalmente. O descarte de resíduos em vias públicas ou áreas verdes é uma irregularidade passível de multa, conforme prevê o Código Municipal de Limpeza Urbana. Sancionada no ano passado pelo prefeito Rui Palmeira, a legislação estabelece valores que vão de R$ 120,00 a R$ 30 mil de acordo com a gravidade do caso.

As multas são válidas para o cidadão e para empresas flagradas. Além de evitar o descarte irregular, a população também pode colaborar por meio de denúncias para punir infratores. Basta ligar para 0800 082 2600 ou enviar fotos e vídeos pelo Whatsapp 98802-4834.

Recuperação da via

Após a conclusão dos serviços pelas equipes de manutenção de galerias, a Seminfra irá iniciar os trabalhos de recuperação da Rua Riachuelo. “Faremos os reparos na via para corrigir algumas imperfeições e deixar o tráfego com mais fluidez e segurança”, informou o secretário adjunto de Administração e Finanças da Seminfra, Hilton Lopes.