Educação

Prefeito Rui Palmeira entrega prêmio Turismo do Saber na Escola

Solenidade de premiação foi realizada no Teatro Deodoro

Por Secom Maceió 22/01/2020 13h01
Prefeito Rui Palmeira entrega prêmio Turismo do Saber na Escola
Projeto Turismo do Saber - Foto: Marco Antônio/Secom Maceió

“Colocar os pés nas águas salgadas é adoçar sua vida por meio do mar de Maceió”. Foi com essa frase que a aluna Vitória Gabrielly, de 10 anos, estudante do 5º ano da Escola Municipal Pedro Suruagy, no Tabuleiro do Martins, levou o primeiro lugar da edição 2019 do concurso de frases do Projeto Turismo do Saber na Escola, iniciativa da Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel).

“Eu gostei, achei muito interessante. A inspiração para fazer minha frase veio dos pontos turísticos da cidade. Os museus são bem legais, bem como o bairro de Jaraguá, uma parte da cidade que eu não conhecia”, disse a estudante.

A solenidade de premiação foi realizada no Teatro Deodoro, localizado no Centro, na manhã desta quarta-feira (22), e contou com a presença do prefeito Rui Palmeira.

Nesta edição, o projeto contemplou 270 estudantes, do 5º ao 9º ano,  de nove escolas da Rede Municipal de Ensino. A proposta é sensibilizar crianças e adolescentes sobre a importância do turismo para a capital alagoana.

“É uma ação de educação para difundir cada vez mais a cidade de Maceió como polo turístico entre os próprios maceioenses, sobretudo, entre os jovens estudantes, mostrando sempre o quanto essa atividade representa para a economia local”, ressaltou o prefeito.

“É muito bacana a gente mostrar a importância do turismo para as crianças da Rede Municipal, bem como para os jovens atendidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). Com o projeto, nós conseguimos mostrar de forma mais efetiva a importância histórica e cultural da cidade de Maceió, assim como capacitar os adolescentes acolhidos pela Semas”, acrescentou o prefeito.

A ação, que conta com diversos parceiros dos setores público e privado, inclui passeios turísticos, palestras, roteiros culturais e um concurso de frases que premia os três primeiros colocados.

Desde 2016, o Projeto Turismo do Saber já atendeu mais de quatro mil pessoas. O secretário municipal de Turismo, Esporte e Lazer, Jair Galvão, detalhou que a iniciativa apresenta três frentes de atuação.

“Turismo do Saber na Escola, que atende aos alunos do 5º aos 9º ano da Rede Municipal, mostrando para eles, na teoria e na prática, a importância da atividade econômica do turismo para a cidade, de conhecer e incentivar o respeito ao nosso patrimônio histórico e natural; o Turismo do Saber Profissional, atuando na capacitação dos profissionais da linha de frente do turismo; e o Turismo do Saber Social, que atende aos jovens das casas de passagens da Semas, que passam a ter cursos profissionalizantes”, explicou.

A secretária-adjunta de Educação, Maridalva Campos, frisou que esse é mais um projeto de sucesso da Secretaria Municipal de Educação (Semed) em parceria com outras secretarias do Município.  “O ano de 2019 foi um ano vitorioso, tivemos vários projetos, um deles foi esse. Os participantes puderam conhecer a nossa linda Maceió, cidade de um turismo diferenciado.  Temos alunos da parte alta que não conhecem o mar, nem o Teatro Deodoro, nem a Biblioteca Pública Estadual, os nossos museus. Então essa iniciativa é muito relevantes para os pequenos conhecerem nossas belezas”, enfatizou.

A coordenadora do Projeto Turismo do Saber, Ana Cecília Corado, fala sobre o trabalho realizado. “Passamos o ano inteiro trabalhando, levando conhecimento sobre os atrativos turísticos de Maceió, falando da importância da atividade econômica e de viver em um local com vocação para o turismo. É uma iniciativa que abrange alunas das escolas municipais de Maceió, jovens atendidos pela Semas, assim como profissionais envolvidos diretamente com a cadeia do turismo”, pontuou.

Louany Lopes , de 11 anos,  aluna do 5º ano  da Escola Municipal José Carneiro, no bairro do Farol, estava feliz com o 3º lugar no concurso. “Foi um acontecimento inesperado, pois eu não sabia se iria participar. Após o resultado, fiquei surpresa. Foi uma experiência muito interessante”, comentou. Ela contava com uma torcedora fervorosa. “Fiquei orgulhosíssima. Uma surpresa maravilhosa. É uma oportunidade para eles conhecerem a nossa cidade, que é linda”, comemorou a artesã Eliane dos Santos, mãe da Louany.

Durante a cerimônia de premiação, foram entregues aos vencedores das frases com maior número de votos um computador e um jantar para o primeiro lugar, e uma diária com pensão completa em um resort para o segundo colocado, além de um passeio turístico e um almoço para o terceiro lugar. Todos os prêmios são oferecidos por parceiros do Turismo do Saber. Além disso, os nove finalistas ganharão um dia de lazer com almoço incluso, no balneário do Sesc Guaxuma, e também com direito a um acompanhante como responsável.

Confira a classificação.

1º – Vitória Gabrielly – Escola Municipal Pedro Suruagy;

2º – Gabriel de Almeida – Escola Municipal José Carrascosa;

3º – Louany Lopes – Escola Municipal José Carneiro.