Polícia

Novo golpe se aproveita de perfis profissionais para extorquir seguidores em AL

Nutricionista perdeu R$ 1.300 acreditando emprestar para colega

Por 7Segundos 22/01/2020 17h05
Novo golpe se aproveita de perfis profissionais para extorquir seguidores em AL
Criminosos encontram contas profissionais ou com números expostos para extorquir - Foto: TechTudo

Um novo golpe, que utiliza um número com DDD de Alagoas, está se aproveitando de perfis profissionais no Instagram para extorquir seguidores.

De acordo com uma nutricionista, que teve os dados usados pelos criminosos, o golpe consiste em pegar a foto e informações nos perfis e utilizar para fazer um novo WhatsApp e tentar extorquir pessoas conhecidas do profissional.

“Eles fazem um novo número e pedem para apagar o antigo. Se identificaram com meu nome, minha foto e pediram dinheiro emprestado”, explicou a nutricionista, que preferiu não se identificar.

Nessa modalidade, os criminosos não têm acesso a agenda de contatos da vítima, mas sim procuraram na lista seguidores outros perfis profissionais ou até mesmo pessoais que tenham o número exposto.

Ao 7Segundos, a nutricionista que foi vítima do golpe disse que pelos menos sete conhecidos dela foram contatados pelo número, entres eles, outros nutricionistas, um modelo e sua dentista.

“Um conhecido nutricionista perdeu R$ 1.300 achando que estava emprestando para mim. O número é daqui, mas, em todos casos que tive notícia, a conta é do estado de Goiás”, disse.

Os criminosos só permaneceram com a imagem dela por cerca de cinco horas. “Eles bloquearam meu número, mas meu marido percebeu que eles tinham trocado a foto para uma de um decorador. Conseguimos contatar ele e avisamos que ele seria a nova vítima”.

Ela deve registrar Boletim de Ocorrência ainda nesta terça-feira (22). O 7Segundos tentou entrar em contato com a Seção de Combate aos Crimes Cibernéticos da Divisão Especial de Investigação e Capturas (Deic), mas não obteve êxito.