Geral

Trocas de camisas para participar do Bloco do Prazer já iniciaram

Bloco desfilará em Jaraguá, no dia 14 de fevereiro

Por Secom Maceió 23/01/2020 10h10
Trocas de camisas para participar do Bloco do Prazer já iniciaram
Bloco do Prazer mobilizou servidores e população durante folia do ano passado - Foto: Neno Canuto

Há 26 anos, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) mantém um bloco que é opção de lazer e prevenção durante as prévias carnavalescas de Maceió. Este ano, o Bloco do Prazer também retoma o intuito solidário, de modo que os foliões podem trocar latas de leite por camisas. As latas de leite serão encaminhadas para doação e as trocas já iniciaram nos pontos de apoio.

Para não ficar de fora da festa, o folião deve se dirigir aos pontos de troca, levando uma lata de leite NESTOGENO nº01, com validade mínima de seis meses. O de 400g dará direito a duas camisas e o de 800g a quatro.

Todos o produto arrecadado será doado a crianças expostas ao HIV, ou seja, filhos e filhas de mães soropositivas, que não podem ser amamentadas, para evitar a transmissão vertical do vírus.

Os servidores da Secretaria Municipal de Saúde poderão fazer a troca de latas de leite pelas camisas na sala 105, do prédio-sede da SMS, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h. E para a população em geral, serão disponibilizados os seguintes pontos de troca:

* Sesc Poço – Coordenação de Saúde – de segunda a sexta-feira, das 9h às 13h e das 14h às 17h;

* Recepção do CTA do Bloco I do PAM Salgadinho – de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h;

* Serviço de Atenção Especializado do Hospital Hélvio Auto (antigo HDT) – Setor de Nutrição – de segunda a quinta-feira, das 13h às 16h, e na sexta-feira, das 8h às 11h;

*Hospital Universitário – Hospital Dia – segunda, quarta e sexta-feira, das 13h às 16h.

Bloco do Prazer

O tradicional bloco da SMS desfilará pelo corredor da folia das prévias carnavalescas de Maceió, em Jaraguá, no dia 14 de fevereiro. O bloco é aberto à população e fará sua concentração às 19h, na Praça Marcílio Dias, em frente à Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC).

De acordo com Teresa Carvalho, gerente de IST/HIV/Aids e Hepatites Virais da SMS,  a iniciativa visa dar visibilidade ao tema e estimular os foliões a refletirem sobre a responsabilidade social na luta contra a Aids e a prevenção. “ O intuito é fazer, de forma lúdica, com que toda a população fique atenta ao uso do preservativo não só no período carnavalesco, mas durante o ano inteiro”, destaca.

A SMS leva ainda prevenção a todo o Carnaval de Maceió, distribuindo um total de 500 mil preservativos aos foliões, por meio das unidades de saúde, ONGs e instituições parceiras. Além disso, os  preservativos também serão distribuídas durante O Pinto da Madrugada, que acontece no dia 15 de fevereiro, com orientações e entrega de material educativo.