Infraestrutura

Prefeitura realiza trabalho preventivo em galerias de drenagem

Objetivo é evitar alagamentos e danos ao pavimento

Por Secom Maceió 28/01/2020 13h01
Prefeitura realiza trabalho preventivo em galerias de drenagem
Limpeza de galerias na Rua da Palma, no Vergel do Lago - Foto: Ascom Seminfra

As equipes de manutenção de galerias de drenagem da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) intensificaram os trabalhos de limpeza e desobstrução dos poços de visita e bocas de lobo nos bairros de Maceió. O objetivo é melhorar o fluxo das águas pluviais e evitar alagamentos e danos ao pavimento.

A obstrução das redes de drenagem com resíduos descartados de forma irregular é uma das principais causas de alagamentos nos períodos de chuvas. “Nessa época que tem chovido menos, a gente intensifica os serviços de limpeza e desobstrução para evitar inundações na quadra chuvosa”, explicou o coordenador-geral de Drenagem da Seminfra, Esdras Maia Nobre.

Esdras ressaltou que o mais importante é que a população fique atenta e não descarte os resíduos indevidamente, para que as galerias se mantenham limpas. “Muitas vezes fazemos a limpeza hoje e na semana seguinte já percebemos que há um entupimento, devido a quantidade de material jogado na rua”, alertou.

Durante a desobstrução é possível encontrar todo tipo de resíduo, mas o mais comum são garrafas pet, copos e pratos descartáveis, pedaços de madeira, entre outros materiais que só trazem prejuízos para a própria população.

Programação

Nesta terça-feira (28), as equipes estão atuando na Rua da Palma, no Vergel do Lago, e continuam lá até que os trabalhos sejam concluídos. A previsão é que ainda esta semana, a Seminfra vá para o Joaquim Leão, onde também será implantada uma nova rede de drenagem, de aproximadamente 100 metros.

Segundo Esdras, os trabalhos são feitos durante o ano inteiro e esse mês as equipes já passaram pelo Clima bom, Bebedouro, Chã da Jaqueira e orla da Capital, entre outras localidades.