Educação

Tonholo faz seu primeiro discurso como Reitor da UFAL

Reitor enfatizou que educação não é mercadoria e destacou a importância da UFAL em Alagoas

Por 7segundos 29/01/2020 21h09
Tonholo faz seu primeiro discurso como Reitor da UFAL
Tonholo faz seu primeiro discurso como Reitor da UFAL - Foto: Reprodução

Na noite desta quarta-feira (29), o novo Reitor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Josealdo Tonholo, fez seu primeiro discurso no novo cargo. 

Em sua fala, o magnífico reitor citou as desigualdades de oportunidades, tendo como base um documento do Fórum Econômico mundial. Ele citou ainda que felizmente teve a oportunidade de estudar e se qualificar, mas que muitos não possuem a oportunidade, se referindo aos seus familiares, que vieram da Itália como refugiados e não tiveram como continuar estudando, mas que nunca abriram a mão de fazer com que os filhos estudassem. 

Tonholo ainda citou que Educação não é mercadoria. "Não se chega em um mercadinho e se compra a educação." Ele também falou da importância do Hospital Universitário, que atende 93% da população que depende do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Ele ainda agradeceu às outras gestões da UFAL pelas benfeitorias e legados, como a interiorização dos Campus, a criação do Centro de Ciências Agrárias (CECA), a Escola Técnica de Artes, a criação da Residência Universitária e as pós-graduações. 

Tonholo também agradeceu à agora Reitora honorária, Valéria Correia, pelo legado de inclusão da comunidade à UFAL e prometeu continuar e honrar o legado de Valéria. "A Sociedade alagoana precisa da UFAL, temos que defender a causa da educação transformadora", citou. 

Por fim, o magnífico reitor citou que apesar dos cortes, farão o melhor para incluir a UFAL na sociedade alagoana e não deixá-la como algo de difícil acesso. "Agradecemos à todos que depositaram a confiança e votaram em mim e na Eliane. Será uma gestão muito difícil, mas acreditamos na transformação pela educação e trabalharemos nessa causa juntos. O futuro é promissor, mas a jornada é árdua.".