Meio ambiente

Prefeitura de Maceió leva coleta de volumosos ao Inocoop e Jacarecica

Serviços serão realizados na quinta (30) e sexta-feira (31)

Por Secom Maceió 29/01/2020 10h10
Prefeitura de Maceió leva coleta de volumosos ao Inocoop e Jacarecica
Mutirão de coleta de volumosos será realizado no Inocoop e em Jacarecica - Foto: Ascom Sudes

Os materiais volumosos estão entre os resíduos mais comuns encontrados nos pontos de lixo crônico. Sofás, carcaças de geladeira, televisores e vasos sanitários, por exemplo, são descartados pela população em vias públicas, no entanto, podem ter o destino adequado e sem qualquer custo ao cidadão. A coleta é feita pela Prefeitura de Maceió porta a porta, por meio de solicitação à Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) e também em mutirões nos bairros. Nesta semana, na quinta (30) e sexta-feira (31), o serviço será realizado no Conjunto Inocoop, no bairro Cidade Universitária, e em Jacarecica.

A coleta ofertada à população está entre os serviços que são de atribuição da Sudes, que é o órgão responsável pela gestão da limpeza urbana. Titular da pasta, Gustavo Torres enfatiza a importância da ação. “Temos em Maceió cerca de 200 pontos crônicos de lixo, gerados pelo descarte irregular, e nestes locais os resíduos volumosos são encontrados em maior quantidade. Para evitar o acúmulo, disponibilizamos a coleta à população de forma gratuita e temos realizado mutirões nos bairros com a colaboração de associações comunitárias. O serviço é importante e ajuda a minimizar a situação dos pontos críticos”, diz o gestor.

O mutirão no Conjunto Inocoop acontece durante o dia, na quinta-feira (30), e na quinta-feira (31) no bairro Jacarecica. Na duas regiões, carros de som estão informando os moradores sobre a realização da coleta nos respectivos dias e orientando a população a deixar os volumosos na porta de casa para que o caminhão da Sudes faça o recolhimento. Além dos mutirões, Gustavo Torres lembra que o serviço pode ser solicitado por meio de ligação ou por mensagem via WhatsApp.

“Para a coleta do volumoso, basta o cidadão ligar para o número 0800 082 2600 ou entrar em contato pelo Whatsapp 98802-4834. Estes são os contatos da Central de Monitoramento da Sudes, que realiza os agendamentos de coleta. A partir da solicitação, o recolhimento é realizado gratuitamente em até cinco dias úteis, na porta do cidadão, sem qualquer custo. É uma forma simples e prática do maceioense ajudar a manter a nossa cidade limpa e sem resíduos descartados em vias públicas”, acrescenta o gestor da Sudes.