Justiça

Ministério Público proíbe a entrada de torcidas organizadas no jogo desta quarta-feira (29), no Estádio Rei Pelé

A ação tende a evitar possíveis confrontos entre as respectivas torcidas.

Por 7Segundos 29/01/2020 14h02
Ministério Público proíbe a entrada de torcidas organizadas no jogo desta quarta-feira (29), no Estádio Rei Pelé
Copa do Nordeste- Estádio Rei Pelé - Foto: Reprodução/Internet

O Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL), decidiu através de uma Ação Civil Pública a proibição da entrada de torcidas organizadas, na partida da Copa Nordeste, que acontece na noite desta quarta-feira (29), entre os clubes CRB (Clube de Regatas Brasil) e Santa Cruz Futebol Clube, no Estádio Rei Pelé, em Maceió.

De acordo com a Ação, a decisão tende a diminuir os riscos de violência em função da rivalidade histórica entre as torcidas organizadas dos clubes. Tendo como base para a ação, documentos, reportagens jornalísticas que fazem referência aos trágicos e vergonhosos episódios protagonizados pelas torcidas dos clubes que mancham a imagem do futebol e colocam em dúvida a competência e a seriedade da Justiça e Segurança Pública de Alagoas. 

Além disso, o Ministério, destacou que a torcida organizada Mancha Azul que compõe a maior torcida do Clube Sportivo Alagoano CSA e maior rival da Comando Vermelho, do CRB, é aliada da torcida Inferno Coral, do Santa Cruz, situação que causa ainda mais preocupação, visto que estas podem se unir contra a torcida rival e acarretar conflitos de grandes proporções.

Por este motivo, visando evitar possíveis confrontos entre as respectivas torcidas, além de garantir a segurança do evento, a ação cautelar proibe a entrada das torcidas organizadas do Santa Cruz e do CRB. Tendo em vista a fragilidade da manutenção da segurança por parte do Poder Público e o descontrole dos próprios líderes de torcidas organizadas e de alguns torcedores comuns em manter o comportamento pretendido pelo Estatuto do Torcedor. A medida de urgência é a única forma de assegurar, de maneira ampla, a segurança física e patrimonial dos demais torcedores.