Meio ambiente

Chuvas em MG não devem alterar volume do Rio São Francisco em AL

Na Bahia, elevação do Rio São Francisco deixou estragos

Por 7segundos 31/01/2020 11h11
Chuvas em MG não devem alterar volume do Rio São Francisco em AL
Rio São Francisco em trecho do município de Piranhas - Foto: Márcio Ferreira/Agencia Alagoas

Da semana passada até agora, as chuvas que afetam o estado de Minas Gerais já mataram 55 pessoas. São 101 cidades em estado de emergência. De acordo com a Defesa Civil, já são 45.284 desalojados e 8.297 desabrigados.

Na Bahia, o Rio São Francisco o nível atingiu a cota de 4,12 metros na terça-feira (28). No município de Carinhanha, o rio chegou a invadir a área onde ficam os comércios que atendem os turistas locais.

Porém, as chuvas que caíram em Minas Gerais não devem alterar o volume do rio em Alagoas. De acordo com o boletim da Agência Nacional de Águas (ANA) dessa quinta-feira (30), o volume útil da água na Bacia do Rio São Francisco está em 44,31%.

O 7Segundos também entrou em contato com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e a Defesa Civil de Alagoas, que confirmaram que não receberam alertas relacionados a elevação do rio.

Em Alagoas, as cidade de Água Brancoa, Olho d’Água do Casado, Piranhas, Pão de Açúcar, Penedo, São Brás, Belo Monte, Delmiro Gouveia, Piaçabuçu e Porto Real do Colégio são banhadas pelo Rio São Francisco.