Educação

Mesmo passando no SISU, alunos do IFAL podem perder vagas na UFAL

Alunos pedem que a UFAL prorrogue o prazo de entrega da documentação de conclusão do estágio, obrigatória para a matrícula

Por 7segundos 31/01/2020 19h07
Mesmo passando no SISU, alunos do IFAL podem perder vagas na UFAL
Campus A.C. Simões da UFAL - Foto: Assessoria

Mesmo passando no SISU, alunos do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) podem perder as vagas na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), por não concluírem o estágio, obrigatório para os alunos do quarto ano, a tempo de fazerem a pré matrícula. 

Segundo a mãe de um dos alunos, todos que estão com esse problema se reuniram nesta sexta-feira (31), no IFAL, para buscarem uma solução, mas nada conseguiu ser resolvido. "A única coisa que o diretor do IFAL pode fazer para quem já está estagiando na área é liberar uma declaração, dizendo que o aluno irá termina o estágio em março, para a pré matrícula. Mas isso não resolve o problema, apenas consegue fazer a pré-matrícula, pois em março os alunos não vão conseguir ter terminado a carga horária que falta. Então mesmo conseguindo fazer a pré matrícula, se até março não tiver terminado estágio, a matrícula é cancelada."

Ela ainda relatou que o grupo se reuniu e foi até a UFAL tentar resolver o problema, mas que o prazo só conseguiu ser prorrogado até abril, o que ainda assim deixaria diversos estudantes de fora. "A UFAL não aceita mais terminar o quarto ano, que é o técnico, com o estágio em aberto, por isso não estamos conseguindo matricular. Todos só estamos querendo conseguir fazer a matrícula e maior prazo entrega do término do técnico. Os alunos do IFAL que ainda não iniciaram o estágio vão perder a vaga, mesmo passando em primeira fase no SISU com pontuação alta, se não conseguirem fazer até segunda-feira (03) a pré matrícula."

Segundo a mãe, se eles não conseguirem resolver o problema até a segunda (03), todos os alunos vão entrar com uma ação conjunta no Ministério Público pra tentar que a UFAL prorrogue a data pra entrega do relatório de término do estágio. Tentamos contato com a Assessoria da UFAL, mas não obtivemos respostas.