Alagoas

Sesau aguarda comunicado do Ministério da Saúde para reunião sobre o coronavírus

Representante de Alagoas deve participar do encontro em Brasília

Por Marcos Filipe Sousa 03/02/2020 16h04
Sesau aguarda comunicado do Ministério da Saúde para reunião sobre o coronavírus
Alexandre Ayres, secretário de saúde do Estado de Alagoas - Foto: 7 Segundos

O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, está aguardando a formalização do contato do Ministério da Saúde (MS) para uma reunião que deve ocorrer ainda esta semana que tem como tema o coronavírus.

A informação foi repassada pela assessoria de comunicação da Sesau, após o anúncio do Governo Federal de que irá reunir os secretários de saúde dos estados e capitais para apresentar um plano de atendimento para os possíveis casos e ações de prevenção.

No país, nenhum caso foi confirmado, mas 16 pacientes são suspeitos de terem a infecção. No Estado, a unidade de referência para possíveis casos é o Hospital Escola Dr. Hélvio Auto.

Pelo Protocolo do Ministério da Saúde, se enquadram como caso suspeito de coronavírus, àquele que apresente tosse, dificuldade para respirar e batimento das asas nasais, além de ter viajado para a área de transmissão da doença nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas.

A notificação deve ser realizada ao Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde (Cievs), que funciona 24 horas por dias, todos os dias da semana, através dos telefones (82) 3315-2059, 98882-9752.

Estado de Emergência

No fim da tarde desta segunda-feira (03) o O Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, disse nesta segunda-feira que o governo vai aumentar o nível de alerta em saúde no caso do coronavírus de 'Perigo Iminente' para 'Emergência em Saúde Pública'. Segundo o ministro, o reconhecimento de Emergência em Saúde Pública vai facilitar o processo de repatriamento de brasileiros que estão na cidade de Wuhan, na China, epicentro do surto de coronavírus.