Eleições

Alagoas: mais de 26 mil mesários atuarão nas Eleições 2020

Além dos treinamentos presenciais, mesários podem se capacitar on-line

Por Assessoria 06/02/2020 11h11
Alagoas: mais de 26 mil mesários atuarão nas Eleições 2020
Mais de 26 mil alagoanos deverão atuar como mesários nas eleições de 2020 - Foto: Ascom TRE/AL

Mais de 26 mil alagoanos deverão atuar como mesários nas eleições de outubro deste ano, nas mais de 6670 seções espalhadas por todo o Estado. Entre voluntários e convocados, estes cidadãos são os grandes responsáveis pelo bom funcionamento dos locais de votação no dia da eleição. Desde 2016, além dos treinamentos presenciais, os mesários podem se capacitar on-line através da modalidade de ensino a distância (EAD).

“Quando se fala em trabalhar nas eleições como mesário, auxiliando a Justiça Eleitoral, muitas pessoas não atentam para as vantagens desse trabalho voluntário. Entre elas está o direito a dois dias de dispensa no trabalho, sendo mais dois dias de dispensa para quem participar do treinamento. Além disso, a atuação servirá como critério de desempate em concursos públicos. Outro benefício é destinado ao mesário universitário, que terá direito, ainda, a 30 horas de crédito na grade extracurricular”, destacou o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), desembargador Pedro Augusto Mendonça de Araújo.

Para os servidores públicos, o exercício da atividade de mesário será considerado como critério de desempate, em caso de promoção. Com a entrega de certificado, ainda há o reconhecimento público de serviços prestados à Justiça Eleitoral.

Não podem atuar como mesários os candidatos e seus parentes, mesmo que por afinidade, até o segundo grau e os menores de 18 anos. Quem for convocado e não puder comparecer, deve apresentar um pedido de dispensa ao juiz eleitoral, que avaliará caso a caso. Para ser mesário, o eleitor deve estar regular perante a Justiça Eleitoral.

Para se inscrever como mesário voluntário, basta acessar o site do TRE/AL (www.tre-al.jus.br) e preencher o formulário de inscrição. Esta inscrição irá para o cadastro de reserva do cartório eleitoral de sua respectiva Zona e será submetida aos critérios de aceitabilidade.

“Se inscrever como mesário voluntário já demonstra interesse em contribuir para o processo de fortalecimento da democracia, aperfeiçoando a consciência crítica cidadã. Este cidadão passa a ser o representante da Justiça Eleitoral perante a sua comunidade, nos dias das Eleições”, enfatizou o desembargador Pedro Augusto Mendonça de Araújo.