Meio ambiente

Desafio Praia Limpa: concurso premia barracas com maior comprometimento ambiental

Projeto desenvolve a consciência ecológica dos ambulantes com vistorias da equipe de Educação Ambiental

Por Ascom IMA 06/02/2020 14h02
Desafio Praia Limpa: concurso premia barracas com maior comprometimento ambiental
Desafio Praia Limpa: concurso premia barracas com maior comprometimento ambiental - Foto: Ascom IMA

A orla de Maceió oferece lindas praias e diversos serviços para atender os visitantes. Para zelar pelo limpeza da costa, o Instituo de Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) está promovendo o terceiro Desafio Praia Limpa. O concurso faz parte do projeto Nossa Praia. As barracas com maior comprometimento ambiental receberão prêmios especiais para a continuidade do trabalho.

Nesta edição do Desafio Praia Limpa, mais de 130 barracas estão sendo vistoriadas desde dezembro de 2019 até março de 2020, em horários diferentes. As barracas são avaliadas sob cinco quesitos: limpeza da faixa de areia utilizada, disponibilidade de lixeiras nas mesas, fornecimento de sacolas aos clientes, caso não tenha lixeira; descarte adequado de resíduos coletados e presença de atitudes sustentáveis de educação ambiental.

Para Andréa Izidro, consultora de Educação Ambiental do IMA, o Desafio Praia Limpa é uma estratégia de conscientização. “Os ambulantes estão se engajando na causa, corrigindo atitudes poluentes, pois mostramos que a areia é recreativa, mas também é local de trabalho”, aponta a consultora, “se o ambulante não zela pela limpeza, perde clientes”, afirma.

Ao ganhar pontos pelo desenvolvimento de atitudes e práticas de educação ambiental, o trabalho do IMA com os ambulantes reverbera na consciência da população, com destaque do chuveiro ecológico da Barraca do Seis Horas e da Ozana, primeiro lugar do segundo Desafio Praia Limpa.

De funcionamento manual, o chuveiro necessita que uma pessoa bombeie a água, puxando a corda, para que outra pessoa se banhe. Este maquinário ecológico virou uma atração entre os visitantes através do pequeno ato de solidariedade em ajudar o outro a tirar o sal do corpo.

Em 13 de março, o Desafio Praia Limpa premiará as barracas com melhor desempenho em cinco vistorias. A inciativa estimula o debate ambiental entre os trabalhadores das barracas e impacta na qualidade dos serviços, promovendo um viés mais ecológico e sustentável.