Alagoas

Rede estadual volta às aulas na segunda (10); aula inaugural será no Centro de Convenções

Com o tema Economia Criativa, aula inaugural acontecerá a partir das 13h

Por Agencia Alagoas 07/02/2020 17h05
Rede estadual volta às aulas na segunda (10); aula inaugural será no Centro de Convenções
A volta às aulas chega com novidades para estudantes da rede estadual - Foto: Agencia Alagoas

As escolas estaduais voltam às aulas nesta segunda-feira (10) e receberão seus alunos com muitas novidades. Para celebrar a retomada das atividades escolares, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) promove a aula inaugural do ano letivo 2020, a partir das 13h, no Centro de Convenções, em Maceió.

Este ano, o tema norteador será a economia criativa, que propõe a interação entre a escola e o seu território na busca pelo desenvolvimento local. Dentre as principais novidades, estão a ampliação do número de instituições de ensino integral – agora são 62 -, o aumento da carga horária do ensino fundamental (com mais aulas de Língua Portuguesa e Matemática) e a inclusão de Língua Inglesa como componente curricular nos anos iniciais do ensino fundamental. Ou seja, o idioma será lecionado para alunos da rede estadual o 1º ao 9º anos.

Também será o ano da implementação do Referencial Curricular do Estado de Alagoas para as turmas da educação infantil e do ensino fundamental, bem como da construção do documento do ensino médio.

Em evento na 5a Gerência Regional de Educação (Gere), em Arapiraca, o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa, falou das expectativas para o ano letivo 2020. “Durante toda a semana, as escolas e as Gerências Regionais de Educação promoveram reuniões pedagógicas para o planejamento das atividades. Estamos nos preparando para receber nossos alunos e desejo para todos um excelente ano letivo”, diz.

Aula inaugural – A aula inaugural do ano letivo 2020 terá muitas atrações. Os estudantes presentes ao Centro de Convenções receberão as boas vindas da Seduc e, na ocasião, a secretária-executiva da Educação, Laura Souza, fará uma exposição sobre o tema gerador das atividades do ano letivo 2020. Os jovens também assistirão a uma palestra sobre economia criativa com Guilhermina Abreu, empreendedora social mineira e fundadora da ONG Embaixadores da Educação, a qual impulsiona alunos das escolas públicas como agentes de transformação.

Haverá ainda uma exposição sobre o Encontro Estudantil da Rede Estadual, apresentação de dança da Escola Estadual Humberto Mendes, de Palmeira dos Índios, homenagens aos alunos destaque de 2019 e um show de matemática e mágica com Vagner Lopes, Mestre em Matemática pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Bombeiro Militar e especialista em matemágicas e mentalismo.