Geral

Mais 350 mil títulos de eleitores estão cancelados em Alagoas

Número de documentos irregulares pode ser ainda maior, segundo TRE

Por 7Segundos 08/02/2020 07h07
Mais 350 mil títulos de eleitores estão cancelados em Alagoas
Título é cancelado quando o eleitor permanece por três eleições consecutivas sem votar - Foto: Assessoria

Ainda faltam mais de seis meses para o pleito de 2020, quando os eleitores irão às urnas para escolher prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. Pelo menos parte da população porque, de acordo com Tribunal Regional Eleitoral (TRE), mais de 350 mil títulos de eleitores foram cancelados em Alagoas.

O título é cancelado quando o eleitor permanece por três eleições (regulares ou suplementares) consecutivas sem votar ou justificar a ausência às urnas.

A falta de regularização do título pode acarretar em impedimento de obter passaporte ou carteira de identidade, inscrição em concursos públicos, participar de concorrência pública, entre outras restrições.

De acordo com TRE, o número de títulos cancelados não é preciso porque, entre eles, há uma quantia que pertence a eleitores que não tiveram óbito declarado. Porém, quando se trata de título irregulares, o número pode ser ainda maior.  

Estão irregulares os eleitores que deixaram de votar em um ou dois pleitos e não justicaram o voto. O Tribunal Regional Eleitoral estima que esse número é três vezes maior que os cancelos, mas não é possível calcular com precisão.

Como regularizar

Antes de procurar um cartório, o eleitor precisa efetuar o pagamento de multa no valor de R$ 3,51 por turno de votação que tenha faltado. Cada turno é considerado uma eleição.

Em seguida, o cidadão precisa se dirigir a um cartório eleitoral e apresentar a documentação.