Política

PT chega aos 40 anos sem nunca conquistar cargos majoritários em AL

Em meio à crise, partido mantém base em sindicatos e movimentos populares

Por 7Segundos 10/02/2020 14h02
PT chega aos 40 anos sem nunca conquistar cargos majoritários em AL
Paulão é o único que se manteve em meio à crise no PT - Foto: Agência Câmara

Nesta segunda-feira (10) o Partido dos Trabalhadores (PT) chega aos seus 40 anos em meio a admiradores e inimigos declarados. Com sua base forte no nordeste do país, a sigla em Alagoas nunca conseguiu eleger um candidato a um cargo majoritário.

Se a ascensão do PT viria com a eleição de Lula em 2002, em Alagoas dez anos antes, Heloísa Helena chegava à vice-prefeitura da capital compondo a chapa de Ronaldo Lessa. Essa foi a única vez em que o partido chegaria ao Executivo na capital.

No final da década, Heloísa ainda no PT, chega ao Senado, e abre caminho para outras figuras conhecidas na política alagoana como Judson Cabral e Paulão, que hoje é deputado federal e o único eleito pelo partido nas últimas eleições.

Em 2002, Heloísa Helena deixa o PT, sendo a primeira grande baixa. Com a crise vinda da Lava-Jato e a saída de Dilma da presidência, após o golpe, políticos foram deixando a sigla em Alagoas, como Judson e Ronaldo Medeiros.

Nem na Assembleia Legislativa (ALE) e na Câmara de Maceió há parlamentares do PT. A base aliada do partido em Alagoas está nos sindicatos e movimentos populares.

No segundo turno das eleições à Presidência em 2018, Haddad, candidato do PT, teve mais votos que Bolsonaro.