Geral

Ministério Público reinaugura primeiro andar do prédio-sede

Treze novos ambientes foram criados

Por Assessoria 10/02/2020 18h06
Ministério Público reinaugura primeiro andar do prédio-sede
Ministério Público reinaugura primeiro andar do prédio-sede - Foto: Assessoria

Dando continuidade ao planejamento de revitalizações das suas unidades em Maceió e no interior, o Ministério Público Estadual de Alagoas (MPAL) reinaugurou, nesta segunda-feira (10), todo o primeiro andar do prédio-sede. Ao todo, foram criados 13 novos ambientes para oferecer melhor infraestrutura de trabalho para promotores de justiça e servidores e, claro, para atender com mais conforto à população.

O 1º andar do prédio principal onde funciona o MPAL possui 467,86m² de área construída. Com a nova concepção de todo o seu pavimento, ele agora abriga dois setores da área-fim e 11 setores da área meio da instituição: Assessoria de Planejamento e Gestão Estratégica (Asplage), Ouvidoria, Gabinete Institucional de Segurança (GSI), seção de engenharia, copa, biblioteca, diretoria de pessoal, diretoria administrativa, arquivo e dois banheiros.

O procurador-geral de justiça, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, afirmou que todo o prédio-sede precisava dessa revitalização e que as reformas em cada andar estão acontecendo de forma planejada. “Primeiro, fizemos a revitalização do 5º andar, para onde levamos a Assessoria Técnica, a Diretoria de Comunicação, a Controladoria Interna, a Consultoria Jurídica e a Assessoria de Cerimonial. Depois, começamos as obras do 1º andar. Aqui teremos setores que são estratégicos para o bem funcionamento da nossa instituição e, com certeza, todos os promotores, servidores e colaboradores terão, a partir de agora, salas à altura da qualificação profissional de cada um. E digo mais, quando a população chegar a este andar, encontrará amor ao ser recepcionada, afinal, esse é o sentimento que prevalece na família Ministério Público de Alagoas”, declarou.

O procurador-geral de justiça em exercício, Márcio Roberto Tenório de Albuquerque, também falou da importância das obras realizadas. “Sinto-me honrado em participar deste momento, afinal, estamos dotando o nosso pessoal de locais mais modernos e confortáveis, de modo que ele possa trabalhar com mais dedicação e vontade. Essa é, sem dúvida alguma, uma administração que pensa nos seus membros e servidores”, disse ele.

O que mudou no pavimento

Foram dois meses de reforma para que o 1º andar pudesse ficar pronto. No interior das salas foi assentado piso em porcelanato do tipo mediterrâneo de 60x60cm e, no corredor, granito ouro branco de 30x40cm. As portas dos ambientes administrativos foram instaladas em vidro de 10mm, com mola e faixa com o nome da cada sala.

Todo o pavimento recebeu pintura e modernização das instalações elétricas, aderindo ao mais recente padrão brasileiro de tomadas e com utilização de luminárias com lâmpadas de led, o que vai gerar maior economia de energia ao MPAL. Os ambientes também receberam climatização com a instalação de novos aparelhos de ar condicionado do tipo split, o que também gerará menos gasto de energia. E, para tornar essa climatização ainda mais eficiente, foram instaladas películas insulfilme nas janelas para diminuir a incidência da luz solar.

Os banheiros masculino e feminino foram adequados as normas de acessibilidade e apresentam novas instalações. E o sistema de cabeamento estruturado foi modernizado para a categoria 6, tornando a comunicação entre as máquinas mais eficiente e rápida.

Por fim, foi instalada uma porta corta-fogo, proporcionando maior segurança para casos de emergências e evacuações.

GED

Na ocasião, também foi anunciada a implantação do GED – Gerenciador Eletrônico de Documentos. O sistema, que é uma prática inovadora de trabalho, foi cedido, por meio de um termo de cooperação, pelo Ministério Público de Sergipe. A ferramenta virtualiza a tramitação de ofícios e documentos institucionais, e proporciona redução de custos, agilidade, produtividade, transparência, eficiência na administração e, claro, menos impacto ao meio ambiente, pois extingue o uso do papel.

O softaware, segundo a Diretoria de Tecnologia de Informação (DTI), permite a criação, edição, movimentação, assinatura e tramitação de expedientes, documentos e procedimentos administrativos da atividade-meio, através do processamento digital, bem como o seu gerenciamento. E tudo isso com o objetivo de redução de custos, já que todo material será eletrônico, não havendo mais a necessidade de impressão.

“O gerenciador aumenta também a produtividade, pois esses mesmos documentos estarão sempre organizados e ao alcance de qualquer pessoa em apenas alguns cliques. Então, fica aqui o nosso agradecimento ao MP de Sergipe que tão cordialmente, cedeu-nos a tecnologia. Será um grande avanço para nós poder fazer essa economia”, afirmou Alfredo Gaspar.