Cultura

Prévias Carnavalescas no bairro do Jaraguá terá Polo Alternativo na praça Bom Jesus dos Navegantes nesta sexta (14) 

Através de um financiamento coletivo, a FAROFA conta com atrações locais para ocupar o espaço público e celebrar a diversidade

Por Assessoria 12/02/2020 14h02
Prévias Carnavalescas no bairro do Jaraguá terá Polo Alternativo na praça Bom Jesus dos Navegantes nesta sexta (14) 
Praça receberá o público para uma grande festa - Foto: Divulgação

A contagem regressiva para a semana mais animada no ano começou. E já pra entrar no clima de carnaval, os coletivos SANTA+ e Pixel se unem trazendo, nesta sexta, 14, a segunda edição da 'Farofa' mais carnavalesca de Maceió, durante o Jaraguá Folia. O evento é aberto, gratuito e colaborativo, e acontece na Praça Bom Jesus dos Navegantes, das 20 às 02h, no bairro histórico do Jaraguá.

A festa visa ocupar espaços públicos de Maceió e ressignificar nossa relação com a cidade, criando um ambiente seguro de socialização para o público LGBTQ+ maceioense através da música e arte. Neste ano, nomes locais como David Andrade, Eleva, Perigou, Phellipe e Karoliny N animam o local com DJ sets que vai do pop/funk ao bregafunk e eletrônica.

Sem apoio e patrocinadores, o evento independente conta exclusivamente com a colaboração da população por meio de um financiamento coletivo a partir de $5 reais para custear as despesas como som e segurança. Todos os custos serão abertos aos apoiadores através de um orçamento transparente. Em agradecimento, para contribuição maiores que $25 reais a produção recompensará com brindes que vai de ingressos para outra festa que acontecerá no mesmo dia, além de posters e ecobags, disponíveis através do link bit.ly/FarofaPraTodas.

Em sua primeira edição, a Farofa No Beco aconteceu graças a um sistema de financiamento coletivo pelo qual 120 pessoas colaboraram para custear as despesas som, energia e segurança através de um orçamento transparente. Cerca de 1 mil pessoas circularam pelo beco ao longo da noite do Jaraguá Folia. Para este ano, o evento ocupa um espaço maior garantindo a diversão de muito mais festeiros da cidade. “Nossa Farofa, em 2019, foi um acontecimento inédito na cidade que levou diversão e cultura para uma área pouco explorada pela população. Permitimos que centenas de pessoas ocupassem um lugar histórico e culturalmente importante para Maceió e criássemos, através da música, novos laços e memórias com aquele lugar. Somos resistência em tempos tão difíceis e, neste ano, queremos ocupar mais espaços e levar muito mais rostos felizes para rua", comenta David Andrade, um dos produtores do evento.

AFTER DO JARAGUÁ FOLIA: VISH + SANTA
Paralelo ao festejo na Praça Bom Jesus dos Navegantes, no Jaraguá, os coletivos também realizam a festa pós Jaraguá Folia no Rex Jazz Bar. O evento acontece das 23 às 6h, também nesta sexta, 14. O evento será uma fonte de arrecadamento para a Farofa Na Praça e traz o DJ sets das Die Mombergs, FJSAN, Reynald, além dos residentes Phellipe e David Andrade. Os ingressos variam de $15 a $25 e podem ser adquiridos online em bit.ly/vishsanta.

Serviço 
Farofa Na Praça 
Data: Sexta, 14 de fevereiro, durante o Jaraguá Folia, das 20 às 02h 
Local: Praça Bom Jesus dos Navegantes, em frente à Igreja Matriz, no Jaraguá 
Evento: Aberto, gratuito e colaborativo através do link bit.ly/FarofaPraTodas