Polícia

Novo superintendente da Polícia Federal em AL toma posse nesta sexta

João Vianey chefiou a Inteligência Policial e a Gestão Estratégica da PF

Por Redação, com assessoria 13/02/2020 10h10
Novo superintendente da Polícia Federal em AL toma posse nesta sexta
João Vianey Xavier Filho - Foto: Fabiane de Paula/ Diário do Nordeste

A solenidade de posse do delegado de Polícia Federal João Vianey Xavier Filho no cargo de Superintendente Regional da Polícia Federal no Estado de Alagoas ocorrerá nesta sexta-feira (14). A informação foi confirmada pela Direção Geral da Polícia Federal.

A cerimônia será realizada no auditório da Superintendência Regional da Polícia Federal em Alagoas, localizada na Avenida Walter Ananias, no bairro de Jaraguá (ao lado do Centro de Convenções de Maceió), às 10 horas. 

Na data da solenidade, não haverá atendimento ao público externo na sede da Superintendência Regional da PF em Alagoas no turno matutino. À tarde, as atividades retornarão à normalidade.

Sobre o novo Superintendente Regional da Polícia Federal em Alagoas, Delegado de Polícia Federal João Vianey Xavier Filho: 

Bacharel em Direito pela Universidade Católica do Salvador. Iniciou a carreira na PF como Delegado de Polícia Federal em 2002 na Delegacia de Polícia Federal de Ilhéus - BA, na qual foi chefe substituto por 4 anos. Entre os anos de 2006 e 2009, trabalhou na Superintendência Regional da Polícia Federal no Estado de Sergipe, onde chefiou a Delegacia de Repressão a Crimes Previdenciários, a Delegacia de Polícia de Imigração, bem como a Representação Regional da Interpol. 

Entre 2009 e 2011 trabalhou na Divisão de Repressão a Crimes Fazendários, atuando no grupo relacionado à repressão de crimes de moeda falsa, fraudes contra o seguro desemprego e contra o FGTS. Em 2011 passou a trabalhar no Serviço de Repressão a Crimes Cibernéticos, onde coordenou o Grupo Permanente de Análise, responsável pelo Projeto Tentáculos, que concentrava a análise nacional de casos envolvendo fraudes bancárias eletrônicas. Chefiou o Serviço entre 2013 e 2014. Em 2014 passou a trabalhar na Divisão de Repressão a Crimes Financeiros e Lavagem de Dinheiro, tendo chefiado a Divisão a partir do ano de 2016. 

Em 2018 chefiou a Divisão de Inteligência Policial, responsável pelos sistemas de inteligência da PF e, posteriormente, a Coordenação de Gestão Estratégica, responsável pelo acompanhamento dos projetos estratégicos da PF. Em 2019 atuou como Coordenador-Geral de Inteligência da PF, deixando o cargo para assumir no início de 2020 a Superintendência Regional da Polícia Federal no Estado de Alagoas.