Cultura

Carnaval 2020: Rui Palmeira certifica selecionados em edital

Ao todo, foram certificados 55 blocos carnavalescos, dois coletivos culturais, uma escola de samba e oito instituições

Por Secom Maceió 13/02/2020 12h12
Carnaval 2020: Rui Palmeira certifica selecionados em edital
Carnaval de Maceió – Entrega de certificados - Foto: Marco Antônio/Secom Maceió

Blocos, coletivos culturais, escola de samba e polos carnavalescos selecionados pela Chamada Pública da Prefeitura de Maceió, por meio da  Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), receberam do prefeito Rui Palmeira a certificação para o Carnaval 2020, na manhã desta quinta-feira (13).

O prefeito Rui Palmeira destacou o caráter democrático da festa. “Vamos mais uma vez repetir a fórmula de sucesso de espalhar o Carnaval em polos pela cidade, além de apoiar diversos blocos nas prévias também. Para quem tiver disposição para pular a Festa de Momo, não vai faltar opção. É uma festa democrática. Todos que receberam o apoio foi por meio de edital, o que acaba com aquela história de indicação”, disse Rui.

“Para participar, o bloco precisa estar legalizado, com os tributos em dia, participar de alguma associação constituída, além de ter apresentado um projeto técnico competente, que foi analisado por uma banca de especialistas”, explicou o prefeito.

Ao todo, foram certificados 55 blocos carnavalescos, dois coletivos culturais, uma escola de samba e oito instituições que serão responsáveis  pelos polos carnavalescos. Os grupos aprovados no edital vão receber uma ajuda de custo para a realização de desfiles no período das prévias e do Carnaval 2020.

O presidente da FMAC, Vinícius Palmeira, destaca o sucesso de mais uma edital de seleção. “Esse é o último Carnaval da gestão Rui Palmeira. Mantivemos a política dos editais, disputados dessa vez com muita concorrência. Foram 128 blocos para uma triagem de um pouco mais de 50. A gente acredita que deixamos isso como legado para a cidade, um comportamento de concurso público na cultura, seja o São João, Natal, Réveillon. Estamos satisfeitos com o reconhecimento deste trabalho.  Oito polos serão distribuídos pela cidade, isso para que os maceioenses e turistas possam usufruir do Carnaval, a maior festa do país”, enfatizou.

O Bloco Maluco Beleza, do Hospital Portugal Ramalho, que  tem 29 anos de história, foi um dos selecionados para receber o apoio financeiro do Município, sendo o segundo ano que isso acontece. O professor Henrique de Oliveira, reitor da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), instituição responsável por gerir o hospital, explicou a finalidade do bloco, que, segundo ele, é acompanhado por cerca de 2 mil pessoas.

“A proposta do bloco é a inclusão dos pacientes que têm transtorno psicológico atendidos pelo nosso hospital, bem como dar maior visibilidade para essa causa na sociedade alagoana, combatendo o estigma do paciente psiquiátrico como uma pessoa que deve ser excluída da comunidade”, frisou o gestor da Uncisal, aproveitando para citar a importância do apoio da Prefeitura para lançar o Maluco Beleza na rua.

Há também os que decidiram criar um bloco para representar uma categoria. É o caso da guarda municipal Ana Maria de Melo. “Nós fazíamos um baile fechado, aí decidimos estender para toda a sociedade. Quando surgiu o edital, foi a oportunidade de participar como bloco pela primeira vez. Estamos aí para abrilhantar o carnaval de Maceió”, disse Ana Maria,organizadora do Bloco “Quem Vai é o Guarda”, que vai desfilar dia 22 de fevereiro, com concentração na Praça Sete Coqueiros.

Os investimentos nos polos devem ser destinados para pagamento de cachês e custos de produção, além disso, a Fmac também vai ceder a estrutura necessária para os shows.

É a terceira vez que o Polo de Carnaval de Fernão Velho é contemplado com o edital. “É uma satisfação muito grande participar dessa festa nesse modelo criado pelo prefeito Rui Palmeira e pelo Vinícius Palmeira, colocando polos em regiões estratégicas. A festa do nosso bairro é muito tranquila, o que acaba atraindo pessoas de outras áreas da cidade e até de cidades próximas. Este ano, vamos ter bloco pela manhã, à tarde e à noite tem o nosso grandioso polo na Praça São José”, mencionou Ewerton Matos, presidente da Associação de Moradores de Fernão Velho.

A atriz Vaneska Pimentel, que também é professora de artes e organizadora do Bloco Dona Gajuru, contou o que foi preparado para as prévias de Carnaval. “No dia 14,  vamos estar no Jaraguá Folia, onde estará o Polo dos Artistas, que irá reunir o Bloco Dona Gajuru e a Escola Técnica de Artes (ETA) da Universidade Federal de Alagoas, junto também com o bloco No Escurinho É Mais Gostoso. Nessa produção toda vamos ter show do Wado e Natalinha Marinho e a escola de samba Gaviões da Pajuçara, tudo em frente ao Coreto, depois os blocos vão sair em cortejo no Jaraguá em direção ao Theatro Homerinho. Além disso, vamos ter apresentações de malabares, perna de pau, os alunos de moda da ETA vão dar assessoria de figurino”, detalhou a Vaneska Pimentel.

O Carnaval de Maceió, que mais uma vez será descentralizado para contemplar mais maceioenses, será realizado em oito pontos da cidade: Pontal da Barra, Praça Moleque Namorador, Fernão Velho, Benedito Bentes, Jacintinho, Orla de Pajuçara, Ipioca e Jaraguá.