Eleições

Unidade Popular lança pré-candidatura de Lenilda Luna à prefeitura de Maceió

Jornalista e servidora pública tem mais de 30 anos de militância

Por 7Segundos 14/02/2020 10h10
Unidade Popular lança pré-candidatura de Lenilda Luna à prefeitura de Maceió
Lenilda Luna é candidata à prefeitura de Maceió - Foto: Arquivo Pessoal

A Unidade Popular (UP) decidiu lançar a jornalista e servidora pública Lenilda Luna como pré-candidata à prefeitura de Maceió, nas eleições 2020. A candidatura da UP é uma novidade no campo da esquerda. O partido recolheu 1,2 milhão de fichas e mais de 700 mil foram validadas, superando o mínimo necessário para a criação do partido. O processo de registro da UP foi julgado pelo TSE em 10 de dezembro.

“A companheira Lenilda Luna tem mais de 30 anos de militância em defesa dos direitos sociais e trabalhistas. Ela reúne as condições para unificar o campo de esquerda nessa disputa eleitoral. Vamos afirmar, para a sociedade alagoana, o nosso programa para a cidade de Maceió, que será construído dialogando com vários setores, destacando sempre a organização popular e dos trabalhadores para conquistar uma vida mais digna”, ressaltou Magno Francisco, presidente estadual da UP e membro do diretório nacional.

Lenilda Luna falou com muito entusiasmo para a militância da UP. “Cumprimos uma tarefa grandiosa, que muitos não acreditavam que conseguiríamos concluir com sucesso. Sem estrutura, sem dinheiro, percorremos cada bairro desta cidade, além de várias localidades em Alagoas. Junto aos companheiros e companheiras de todo o Brasil, construímos um partido feito por mãos trabalhadoras. Não viemos para ser coadjuvantes. Viemos para promover uma transformação social necessária para superar a pobreza e as discriminações”, destacou a jornalista.

A trajetória da pré-candidata

Lenilda Luna nasceu em Cabo-PE, mas é filha de alagoanos. É formada em Pedagogia, pela UESC Ba, e em Jornalismo pela Ufal. Com relevante trajetória profissional nas duas áreas. Em 1994, ela coordenou a primeira eleição direta para diretores da rede municipal de Maceió, colaborou na organização dos conselhos escolares e na implantação da Educação de Jovens e Adultos no período noturno. Também trabalhou em rádios, TVs e assessorias de comunicação.

Atuante nos movimentos sociais desde a adolescência, foi educadora popular e sindical, participou do movimento estudantil e contribuiu na organização dos sindicatos de trabalhadores rurais no interior de Alagoas e na região cacaueira da Bahia. Atualmente, é jornalista da Assessoria de Comunicação da Ufal, e atua no Movimento de Mulheres Olga Benario, no Movimento Luta de Classes, na base do Sindicatos dos Trabalhadores da Ufal, com o Coletivo Resistir e Lutar, além de ser da direção da UP em Alagoas e do diretório nacional.