Geral

“AAPPE Fest Folia” leva alegria e inclusão aos foliões de Maceió com bloco acessível em Língua de Sinais

Desfile da instituição acontecerá no dia 20 de fevereiro, das 14h às 16h, com a concentração em frente à sede do Ires, no bairro da Jatiúca

Por Assessoria 14/02/2020 18h06
 “AAPPE Fest Folia” leva alegria e inclusão aos foliões de Maceió com bloco acessível em Língua de Sinais
“AAPPE Fest Folia” leva alegria e inclusão aos foliões de Maceió com bloco acessível em Língua de Sinais - Foto: Assessoria

O carnaval está chegando e com ele a 9ª edição do bloco carnavalesco mais inclusivo de Alagoas, o AAPPE Fest Folia, da Associação dos Amigos e Pais de Pessoas Especiais, com apoio do Instituto de Qualificação e Referência em Surdez (Ires). Assim como nos anos anteriores, o AAPPE Fest Folia será totalmente acessível em Língua Brasileira de Sinais (Libras), o grande diferencial do evento. O desfile da instituição acontecerá no dia 20 de fevereiro, das 14h às 16h, com a concentração em frente à sede do Ires, no bairro da Jatiúca.

 Nestes nove anos de festa, a AAPPE trabalha para alcançar um mesmo objetivo, no entanto, em proporções cada vez maiores, que é o de poder promover a cidadania, a acessibilidade e a inclusão dentro da sociedade alagoana. A assistente social do Ires e uma das organizadoras do bloco, Edjane Vasconcelos, contou sobre a principal proposta da instituição com a realização deste evento.

“O nosso objetivo primordial com o AAPPE Fest Folia é o de poder incluir as pessoas com deficiência em atividades que estejam relacionadas com o contato e com a interação, seja com a integração de pessoas de diferentes idades, de diferentes deficiências, realizar esse momento de descontração, mas com inclusão”, disse Edjane.

Bloco pioneiro em acessibilidade e inclusão

O AAPPE Fest Folia foi o primeiro bloco carnavalesco em Alagoas a oferecer total acessibilidade em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Desde 2012, a AAPPE disponibiliza uma equipe de intérpretes de Libras para acompanhar o desfila e fazer toda a interpretação necessária para os foliões surdos.

Segurança

São esperadas cerca de 300 pessoas entre usuários, familiares e colaboradores da AAPPE e do Ires, durante o desfile do bloco carnavalesco, que fará um percurso de 1880 metros pelas ruas da Jatiúca. Para garantir a segurança e a mobilidade urbana da região e dos foliões que estiveram presentes para celebrar o carnaval, o AAPPE Fest Folia contará com o apoio de uma equipe da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), que orientará todo o percurso do desfile.  

Programação

A concentração para o bloco acontece das 13h às 14, em frente ao Ires, na Avenida Dr. Antônio Gomes de Barros, nº 66, no bairro da Jatiúca. Durante o momento, será realizado o Cantinho da Beleza, com maquiagem e pintura fácil para as crianças e um DJ para animar os pequenos. A partir das 14h, o bloco dará início ao desfile, com muita animação e um mini trio elétrico, que será comandado pela banda Brincantes, principal atração do evento.